quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A curva da volta


A política cria situações inusitadas e, às vezes, constrangedoras.

Em Monteiro, o caso é o seguinte: o clima político entre o deputado João Henrique e o vereador Juraci Conrado começou a ferver quando o vereador anunciou o seu apoio ao nome de Ricardo Coutinho, propondo inclusive a concessão da cidadania monteirene ao prefeito da capital.

A atitude de Conrado, na época líder do governo na Câmara, irritou o deputado que censurou a atitude do vereador, dizendo inclusive que Ricardo não tinha por Monteiro os serviços prestados que justificassem a honraria. O deputado defendia publicamente o apoio à pretensa candidatura de Cícero Lucena, presidente estadual do PSDB, partido da prefeita Edna. O senador esteve em Monteiro durante os festejos juninos, posou como pré-candidato a governador e até viabilizou recursos para o São João 2009.

Conrado manteve o apoio a Ricardo, fez criticas ao governo de Edna e foi destituído da liderança.

Agora, a coisa ficou misturada. O DEM, partido de João Henrique, admite publicamente apoiar Ricardo Coutinho. O ex-governador Cássio também admite apoiar Coutinho.
E Cícero não quer recuar da candidatura.

Moral da história: o deputado João Henrique talvez tenha que votar no candidato de Conrado.

E a grande interrogação: a prefeita tucana Edna ficará apoiando a candidatura de Cícero, o presidente estadual do seu partido, ou também votará em Ricardo Coutinho, o candidato de Conrado, seu ex-líder?.
[ ... ]

Saída de Manoel Júnior do PSB é aceita pelo partido


O Deputado Federal Manoel Júnior teve seu pedido de desligamento do partido Partido Socialista Brasileiro (PSB) aceito ontem (29). Sua saída se enquadrou em uma das formas aceitas pela Justiça Eleitoral de deixar uma legenda sem que haja a perda de mandato.

Manoel Júnior está deixando o PSB para ingressar em um partido recém criado, o Partido Socialista da República (PSR), como fundador. Assim, seu pedido foi analisado pela Direção Nacional do PSB e teve que ser aceito. É mais uma baixa do prefeito da Capital Ricardo Coutinho, que é presidente do partido no Estado.

Além de Manoel Júnior, Leonardo Gadelha, Carlos Batinga e Guilherme Almenida também deixam o partido. Marcondes Gadelha, já deixou a legenda e agora comanda o Partido Social Cristão (PSC)
[ ... ]

Campinense perde em casa

O Ceará complicou a situação do Campinense na Série B do Brasileirão, ao vencer a equipe paraibana por 3 a 1, ontem (29), no Amigão, em Campina Grande, pela 27ª rodada da competição.

Com o resultado, o Vovô quebrou a série de cinco jogos sem derrotas em casa do time rubro-negro e garantiu sua permanência no G-4.

Com 47 pontos, o Ceará é o quarto colocado da Segunda Divisão, enquanto o Campinense ocupa a 19ª posição, e segue na luta contra o rebaixamento.

Os paraibanos voltam a campo na sexta-feira, para enfrentar o América-RN, no Machadão, às 21h. O time alvinegro faz o clássico cearense com o Fortaleza, no sábado, às 21h.
[ ... ]

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pedido renovado


Durante a aula inaugural do Campus da UFCG em Sumé, ontem, o deputado Carlos Batinga, ao renovar o seu compromisso de trabalhar pelo fortalecimento da sede do campus sumeense, renovou também o seu pedido para a implantação do curso de Direito em Monteiro.

No seu discurso, o reitor Thompson Mariz destacou a luta de Batinga e reafirmou a sua disposição de estender o Campus até Monteiro,criando inicialmente o curso de Direito e, numa segunda etapa, o de Música.

Ao mesmo tempo, disse da pretensão de, após Monteiro, criar uma unidade da universidade também em Serra Branca. Tudo, ligado ao CDSA/Campus Sumé.
[ ... ]

Bandeira branca


Marcelo Gouveia, o Marcelão, foi até pouco tempo o braço direito da ex-prefeita de Monteiro, Doutora Lourdinha.

Só que, ultimamente, andaram “brigados”.

Como saudade é um sentimento maior, os dois levantaram a bandeira branca na noite de ontem, em Sumé.

Tudo sob o olhar atento do deputado Trocolli Júnior, de quem Marcelão é assessor.
.
[ ... ]

A volta


Na noite de ontem (28) o governado José Maranhão e o vereador Raul Formiga se reencontraram, na residência de Dr. Neto, prefeito de Sumé.

Raul já havia votado em Maranhão e romperam em 2000. Só houve a reaproximação política no ano passado, quando Raul retornou ao PMDB.

Ao se cumprimentarem, Maranhão apertou sua mão, dizendo:

- Raul, ninguém se perde na volta.
[ ... ]

A bronca do senador

O senador Cícero Lucena (PSDB) disse na tarde de ontem (28) que não autoriza Cássio e nenhum outro aliado do partido a manter conversações com o prefeito da Capital Ricardo Coutinho (PSB) sobre 2010.

Cícero esclareceu que nada foi combinado e que não tinha o conhecimento de que o ex-governador teria uma reunião agendada com o prefeito da Capital.

“Eu quero dizer que em momento algum eu autorizei o ex-governador Cássio a conversar com o prefeito Ricardo Coutinho”, falou.

O senador ainda esclarece que nem Cássio e nem outro dirigente partidário está autorizado a falar em seu nome com o prefeito de João Pessoa. O tucano disse ainda que Cássio está sim aberto a apenas dialogar com os partidos de oposição, mas apenas para costurar alianças para a candidatura do senador ao Governo da Paraíba.
[ ... ]

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Correr faz bem


Participa hoje (segunda feira) da corrida noturna da Paraíba (circuito das estrelas) o cardiologista Dr. Valério Vasconcelos, que é um ardoroso defensor dos esporte,s como forma de prevenção das doenças cardiovasculares e de outras doenças. O mesmo além da sua corrida diária, ainda é praticante de natação.

"Sou defensor do esporte como forma de inclusão social e cidadania para crianças,idosos e deficientes,além de achar fundamental para o desenvolvimento da sociabilidade e da melhoras das nossas relações interpessoais." afirma o Dr. Valério

Esperamos que o Dr Valério esteja mesmo preparado e represente bem a cidade de Monteiro no evento.

Fonte: Fábio Brito
[ ... ]

Reconhecimento


O governador José Maranhão deverá ser recebido hoje em Sumé com muito entusiasmo.

O próprio reitor Thompson Mariz faz questão de dizer que Zé Maranhão foi o grande responsável pelo Campus de Sumé, pois como senador viabilizou os recursos necessarios para a implantação.

Dito isso pelo próprio reitor, a repercussão é altamente positiva.

Sem falar que em Sumé, Maranhão tem o apoio do prefeito Doutor Neto, do deputado Carlos Batinga e da maioria das lideranças políticas do município.
[ ... ]

Quarta-feira ingrata


Esse moído das reuniões entre Cássio e Cícero Lucena está parecendo um carnaval. E todo mundo sabe que carnaval termina na quarta-feira.

Ora, se Cássio tivesse que apoiar Cícero Lucena, depois de 3 reuniões esse anúncio já teria acontecido, em grande estilo. E Cícero, que de besta não tem nada, sabe disso.

Cássio sem o comando do PSDB não pode garantir a Ricardo Coutinho que a tão desejada composição será feita. Por isso, pediu o comando da legenda no Estado.

Com o partido nas mãos, Cícero garante a candidatura a governador, comanda o palanque de Serra e se credencia a ser ministro novamente. Por isso o senador não abre mão da presidência.

Esta quarta-feira (30 de setembro)será sintomática. Se Cássio aceitar permanecer tucano sem ser comandante, certamente estará resignado a ver Cícero como candidato do seu partido, em 2010.

Se o ex-governador receber do senador as chaves do abrigo tucano, a composição com Ricardo estará selada. E Cícero terá decidido a permanecer mais 4 anos como senador.

Como teremos mais 2 dias de folia, já tem gente cantando: ou quarta-feira ingrata....
[ ... ]

sábado, 26 de setembro de 2009

Clima pesado


Embora as cabeças pensantes que controlam a mídia de Cássio Cunha Lima e de Cícero Lucena tentem passar uma imagem de tranquilidade e serenidade política entre os dois, quem tiver um mínimo de vivência política pode perceber claramente que o clima entre os dois é mais tenso e menos amistoso do que tentam mostrar os holofotes e as letras.

Depois de 6 horas de uma reunião a portas fechadas, para tentar definir a posição do PSDB diante de uma pré-candidatura já lançada ao governo do Estado, ao final do encontro Cícero e Cássio saíram de cara trancada. O senador deu explicações vazias e o ex-governador nem quiz falar com a imprensa.

Em outras eras (como foi em 2002 e 2006), os dois maiores líderes tucanos na Paraíba teriam saído da reunião abraçados, anunciando uma candidatura de consenso e demonstrando ares de vitória.

Uma coisa é certa: os tucanos estão com medo de Maranhão e não acreditam que o presidente estadual do partido tenha votos suficientes para derrotar o governador. Por isso, tentam fazer com que o senador venha a engolir a candidatura do seu algoz Ricardo Coutinho, de goela abaixo.

Cícero reage. E a situação, por enquanto, é complicada.

Alheio a tudo isso, Maranhão continua crescendo.
[ ... ]

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Experiência e equilíbrio


O vereador Givalbério Ferreira, novo líder da pefeita Edna Henrique na Câmara Municipal de Monteiro, demonstrou ontem equilíbrio e experiência política.

Na tribuna, procurou responder às críticas da oposição, mas de forma sensata, chamando pro diálogo e conclamando para uma convivência harmoniosa.

Bom matemático, Bero já observou que quando 3 "brigam" com 6, as dificuldades para quem está numericamente inferiorizado, são maiores.
[ ... ]

Cícero escanteado


O vereador pessoense Luiz Flávio do PSDB, declarou na manhã de ontem na Câmara de João Pessoa, que o PSDB paraibano deve respeito e lealdade ao senador Cícero Lucena. Para o vereador, Cícero precisa de apoio de todos os membros do partido neste instante.

“Lamento o quem vem acontecendo com o senador Cícero Lucena, principalmente vindo de alas do próprio PSDB, ao declararem apoio ao pré-candidato de outro partido. Cícero merece respeito e apoio de todos os membros do PSDB, pois estamos discutindo uma pré-candidatura que merece respeito e é perfeitamente legitima, por tudo que o senador Cícero representa dentro da história do partido” disparou Luiz Flávio.

O vereador opinou sobre as declarações de membros que ultimamente vem declarando abertamente apoio a pré-candidatura de uma pessoa fora do ninho tucano: “Chega a ser inacreditável do ponto de vista político, defender algum nome externo, quando o PSDB unido, tem condições legitimas e reais de disputar uma eleição. Não acho justo, nem leal achincalhar o nome do senador de forma indireta, através da imprensa, por pessoas ditas aliadas” finalizou Luiz Flávio.
[ ... ]

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Congresso promulga PEC dos Vereadores

O Congresso Nacional promulgou ontem (23) a Emenda Constitucional nº 58/09, com base em duas propostas: uma aumenta o número de vereadores do país (PEC 336/09) e outra reduz os percentuais máximos de receita que os municípios podem gastar com a Câmara de Vereadores (PEC 379/09).

As propostas, ambas do Senado, foram aprovadas em segundo turno na terça-feira (22) pela Câmara.

Na ocasião da promulgação da emenda, o presidente da Câmara, Michel Temer, lembrou que as duas propostas passaram por uma longa discussão na Câmara, "com legítima pressão dos suplentes dos vereadores".

- Se problemas jurídicos houver, serão decididos pelo Poder Judiciário - disse Temer.
Já o presidente do Senado, José Sarney, que também preside a Mesa do Congresso, afirmou que a promulgação da Emenda 58 resultou "da conjugação de esforços de deputados federais e senadores".


Primeiros efeitos na Paraíba

Com a promulgação da PEC dos Vereadores, os 162 suplentes de vereador da Paraíba já agendaram um encontro que será realizado na Câmara Municipal de João Pessoa, no gabinete do vereador Jorge Camilo (PT) as 15h30 da próxima sexta-feira (25).

A informação foi dada pelo suplente de vereador Otto Mariano, do município de Caaporã.

Ainda segundo Otto, o objetivo do encontro é dar os primeiros passos para que os suplentes possam assumir um lugar na cadeira legislativa em seus respectivos municípios.

Se os efeitos da PEC vigorarem já, poderão assumir 4 suplentes: Heleno de Amadeu e Adolfo Berto pela oposição e Luiz Berto e Nem de Júlia pela situação.
[ ... ]

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Briga interna

A Paraíba inteira já absorveu o clima de disputa interna no PSDB estadual.

Não se consegue mais esconder que o ex-governador Cássio quer assumir o comando do partido, para garantir o apoio a Ricardo Coutinho.

Por outro lado o senador Cícero Lucena não abre mão do comando tucano, mantém a pré-candidatura ao governo estadual e pretende garantir o palanque de Serra.

Quem ganhará a queda de braço?
[ ... ]

PEC é aprovada; Monteiro terá 4 novos vereadores


Por 380 votos – eram necessários 308 -, a Câmara Federal aprovou agora a pouco as PECs 336 e 379, ambos do Senado, que aumentam o número de vereadores do País dos atuais cerca de 52 mil para 59 mil. Além disso, ficam reduzidos os percentuais máximo da receita. O TSE questiona a posse dos suplentes e pode determinar o aumento somente em 2012.

As PECs serão agora promulgadas em sessão solene no Congresso Nacional. As câmaras municipais paraibanas terão que se adequar a lei que amplia o número de vereadores a partir de sua promulgação.

Na Paraíba, 153 novos vereadores devem assumir as vagas entre 53 municípios. Em João Pessoa, o número de vereadores sobe dos atuais 21 para 27 parlamentares mirins. Em Monteiro, de 9 passa para 13 vereadores.
[ ... ]

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Cássio recebe recados de Cícero


O ex-governador Cássio Cunha Lima se reuniu na manhã de ontem ,21, com alguns parlamentares aliados e foi logo recebendo três recados do senador Cícero Lucena (PSDB), transmitido pelo deputado Ruy Carneiro. 1º - Não falar sobre a presidência estadual do PSDB; 2º - Qualquer provocação, de quem quer que seja, haverá uma reação de imediato; 3º - Acabou o jejum.

Os deputados reunidos com Cássio no apartamento do ex-governador Ronaldo Cunha Lima zeraram o jogo em torno da discussão sobre as eleições de 2010, na Paraíba. Ou seja, os parlamentares que andaram criticando a pré-candidatura de Cícero – presidente estadual do PSDB – ao governo terão que se enquadrar. Ou...
[ ... ]

Debandada de tucanos

Apesar da tal Lei do silêncio adotada entre os parlamentares do PSDB após reunião com o ex-governador Cássio Cunha Lima, o deputado Zenóbio Toscano (PSDB) já soltou o verbo sobre o seu posicionamento do partido com vistas às eleições estaduais de 2010.

Zenóbio, não só anunciou nesta segunda-feira 21 que a sua esposa, a ex-prefeita de Guarabira, Léa Toscano, não faz mais parte dos quadros do partido, como também que só não deixa o PSDB por conta da regras da fidelidade partidária. Ele também deixou claro que defende o nome do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), para governador nas eleições estaduais de 2010.

As colocações do deputado deixam claro que nos próximos dias deverá ocorrer uma "debandada" de tucanos para o ninho dos partidos da base aliada de Ricardo.
[ ... ]

Folha do Cariri

Já disponível a nova edição do jornal FOLHA DO CARIRI em PDF.

Para receber pela internet o jornal dirigido pelo eficiente Luiz Pereira, é só comunicar pelo e-mail: jfolhadocariri@yahoo.com.br
[ ... ]

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A força de Maranhão


Quem acompanha os bastidores da politica paraibana observa claramente a tentativa desesperada das oposições em tentarem formar um só bloco para enfrentar o governador José Maranhão em 2010.

Como as candidaturas de Cícero Lucena e Efraim Morais não decolam, existe um trabalho forte na tentativa de convencer Cícero a abrir mão de sua pretensão e também apoiar Coutinho, numa tentativa de evitar a reeleição do atual governador.

Uma expressiva liderança cassista conversava conosco na semana passada e, consciente, sentenciou:

- Ou se junta tudo apoiando Ricardo, ou perde feio. Em 2006, sem governo e enfrentando Cássio no poder, Maranhão perdeu com pouco mais de 1 por cento de diferença. Imagine agora, sem ser Cássio o candidato e com ele no poder...

A avaliação tem sentido.
[ ... ]

Taperoá em destaque


Num momento em que os municípios enfrentam grandes dificuldades, por conta da redução nos recursos transferidos pelo governo federal, a Prefeitura de Taperoá é uma das mais equilibradas da região.

O prefeito Deoclécio Moura tem sido elogiado pelo seu equilíbrio e por adotar ações de desenvolvimento, principalmente nas áreas de educação, saúde e ação social.
[ ... ]

Sem Exposição

Independente de quais sejam os motivos e as dificuldades que estejam acontecendo para que a tradicional Exposição de Animais deixe de acontecer este ano em Monteiro, entendemos que se realmente o evento não for realizado, será um grande prejuizo para Monteiro e região.

Anualmente, cerca de R$ 1,5 milhão são injetados na economia regional,através dos projetos liberados na Exposição.

Vamos torcer para que a criatividade supere as dificuldades e o evento seja confirmado.


Escola Técnica Federal

A cidade de Monteiro consolida cada vez mais a sua condição de cidade universitária, com a entrada em operação do IFPB (ex-CEFET) a partir de hoje.

A aula inaugural acontece à noite, no Teatro Jansen Filho. Serão oferecidos dois cursos técnicos subsequentes (Gestão Escolar e Informática) e um curso superior (Construção de Edifícios).

Além do IFPB, Monteiro tem a UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú,a UEPB - Universidade Estadual da Paraíba e a FAPTEC - Faculdade Paulista de Tecnologia.
[ ... ]

domingo, 20 de setembro de 2009

Cícero tem mandato prorrogado no PSDB

O senador Cícero Lucena, presidente estadual do PSDB, confirmou na noite de sábado (19) notícia veiculada apontando a renovação de mandato de mais dois à frente da presidência da legenda, conforme resolução recente da Executiva Nacional do PSDB.

Cícero tem direito a conduzir o diretório estadual do PSDB até 2012. Na próxima semana, provavelmente terça ou quarta, ele terá novo encontro com o ex-governador Cássio Cunha Lima, que desembarcou ontem em Campina Grande anunciando que iria aceitar o convite para assumir a presidência do PSDB paraibano.

Durante todo o sábado, especulou-se sobre se o senador iria manter a tese de repassar a presidência do PSDB da Cássio. O ex-governador disse que precisará de uma "tribuna" para fazer oposição governo Maranhão III.

Fontes ligadas ao senador Cícero Lucena informaram que o tucano oferecerá a presidência de Honra do PSDB da Paraíba para Cássio.
[ ... ]

Gastaram demais

Com exceção de Elair Brasileiro, do município de Santa Helena, os demais gestores que vão fechar as prefeituras, em protesto contra a queda nas receitas do Fundo de Participação dos Municípios, receberam pouco mais de R$ 123 mil em diárias, nos primeiros seis meses de 2010. Os valores estão no site do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, disponibilizados através do Sagres.

Quem recebeu mais recursos, em diárias, foi a prefeita de Santarém, Lucrécia Adriana (PMDB). No primeiro semestre, ela embolsou R$ 20.640,00 em diárias. Já o chefe do Executivo de São José de Piranhas, Domingos Neto, recebeu R$ 13,5 mil e Lavoisier Dantas, de São João do Rio do Peixe, embolsou R$ 11.585,00. Em Uiraúna, a prefeita Glória Geane percebeu, nos primeiros seis meses, R$ 11.205,00, enquanto Teta Francisco (Cachoeira dos Índios) embolsou R$ 10 mil em diárias, o mesmo valor de Erivan Guarita, do município de Monte Horebe.

Já em Triunfo, o prefeito Itamar Mangueira ganhou R$ 8,1 mil em diárias por viagens entre janeiro e junho de 2009. O chefe do Executivo de Cajazeiras, Léo Abreu, recebeu nos primeiros seis meses de administração R$ 7,9 mil em diárias, enquanto o prefeito de Bernardino Batista, Edomarques Gomes, embolsou R$ 7,4 mil.

Em Poço Dantas, Itamar Moreira recebeu R$ 5,9 mil em diárias e o prefeito de Carrapateira, Dedé de Zé Pereira, ganhou R$ 5,2 mil. O gestor de Bonito de Santa Fé, Alderi Caju, recebeu R$ 4,8 mil e, em Poço José de Moura, o prefeito Manoel Alves percebeu R$ 4,2 mil e o prefeito Manoel Dantas, de Bom Jesus, embolsou no período, R$ 2.958,16.
[ ... ]

sábado, 19 de setembro de 2009

Restrição a Efraim

O vereador Aristávora Santos, líder do prefeito Ricardo Coutinho na Câmara Municipal de João Pessoa e presidente municipal dom PTB, declarou ontem que o prefeito já foi comunicado pela direção do PTB, que não aceita em hipótese nenhuma, uma possível aproximação do senador Efraim Morais na chapa majoritária de RC, visando às eleições de 2010.

Segundo Tavinho, o recado também foi dado por Armando Abílio ao ex-governador Cássio Cunha Lima, na ultima quarta-feira, durante encontro em Brasília.

“O deputado Armando Abílio tem o aval de todas as lideranças do PTB, ao dizer que não aceita que o PTB seja preterido por outra legenda, porque foi o PTB que construiu essa candidatura de Ricardo. Armando Abílio deixou bem claro: Não somos contra nenhum partido na aliança, no entanto não aceitaremos a participação do Democrata Efraim Morais em uma chapa, em detrimento do PTB. Isso é um assunto pactuado dentro do partido” afirmou Tavinho.

Finalizando, Aristávora Santos informou que o PTB aguarda a filiação de Ney Suassuna, que provavelmente disputará uma vaga no senado pelo PTB.
[ ... ]

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

No preju


Quem assistiu à sessão da Câmara Municipal de Monteiro ontem, 17, teve uma idéia do prejuízo que a prefeita Edna Henrique contabiliza, a partir do momento em que destituiu o vereador Juraci Conrado da sua liderança.

Conrado foi à tribuna fez críticas fortes à administração. Quem antes só defendia, agora está no bloco independente e critica. E ainda deixou um duro recado político: o povo deve dar a resposta, já no próximo ano.

Alguém tem alguma dúvida para onde foi o recado?
[ ... ]

Informação e Especulação: a diferença


Informar é só noticiar o que realmente está confirmado, tem fonte segura. É a notícia no momento certo.

Especular é o que está no campo das hipóteses, pode ser e também não pode. Está na iminência de ser desmentido.

Nós preferimos a informação. Talvez este seja um motivo do extraordinário crescimento do nosso portal. Um crescimento real, com informação e sem especulações.

Sem estar contra ninguém ou a serviço de alguém.
[ ... ]

BNB prorroga inscrições

Em virtude da greve dos Correios, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está prorrogando, de hoje (sexta-feira, 18) para o próximo dia 25, o prazo para inscrição no edital de seleção de propostas artísticas para participação, durante o ano de 2010, nas programações dos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano).

Os interessados podem apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, literatura, música, atividades culturais infantis, cursos de apreciação de arte e oficinas de formação artística. Todas as informações (edital e formulários) para inscrição de propostas estão disponíveis no portal do BNB (www.bnb.gov.br/cultura).

O BNB recebe propostas até o próximo dia 25 de setembro, e o resultado da seleção será divulgado em 20 de novembro deste ano. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@bnb.gov.br ou pelos fones (85) 3464.3108 (Fortaleza), (88) 3512.2855 (Cariri) e (83) 3522.2980 (Sousa).

As inscrições devem ser feitas mediante entrega de formulários-proposta, específico para cada uma das atividades, devidamente preenchido com letra legível ou digitado, assinado pelo responsável pela proposta e acompanhado dos respectivos anexos.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode apresentar projetos para as três unidades do CCBNB. A entrega do formulário-proposta pode ser feita, pessoalmente, nos seguintes locais, dias da semana e horários:
[ ... ]

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Efraim retira pré-candidatura. “Vou disputar a reeleição”


Fiel da balança nesta discussão política para a definição do nome que irá disputar o governo pelo grupo de oposição, o senador Efraim Morais (DEM) comunicou ao ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) que está fora do páreo. “Vou concorrer a reeleição”, avisou.

E mais: “Estamos prontos para apoiar o candidato a governador do nosso grupo”, assegurou. Efraim, que é presidente estadual do Democratas, já havia declarado que segue o ex-governador Cássio, “uma aliança construída desde 2002”, afirmou.

Efraim defende a unidade do grupo de oposição. “Dessa forma reconquistaremos o poder”, justificou o senador democrata. O senador se reuniu com Cássio e o senador Cícero Lucena num dos restaurantes de Brasília na quarta-feira, 16.

Do G1
[ ... ]

Rômulo quer Cícero

Rômulo Gouveia diz: “Cícero Lucena é o nosso candidato”

O deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB) confirmou na quarta-feira, 16, que o senador Cícero Lucena (PSDB) será o candidato do partido ao governo do Estado. Gouveia destacou que o encontro desta manhã entre Cássio e Cícero teve “um caráter decisivo para a definição política de nosso grupo político”.

"O candidato ao governo é Cícero. Isso nos parece bastante claro, a exemplo da participação do senador Efraim Morais na chapa”, afirmou Rômulo.
[ ... ]

Apanhou mas ganhou dinheiro

Justiça concede indenização a homem que apanhou de mulher

Desembargadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) concederam, na quarta-feira (16), indenização de R$ 10 mil, por danos morais, a um homem que acusa uma mulher de tê-lo agredido. Segundo a assessoria do TJ-RJ, a sentença é de primeiro grau, e ainda cabe recurso.

De acordo com nota oficial enviada pelo TJ-RJ, Jorge da Conceição acusou sua sócia em um curso de calista e pedicure em Niterói, na Região Metropolitana, de tê-lo agredido com um martelo, entre outros objetos, diante de vários alunos e funcionários, após uma discussão.

O relator do processo, desembargador Ronaldo Rocha Passos, afirmou que Jorge tentou apenas se defender das agressões, que lhe causaram lesões consideráveis.
[ ... ]

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Batinga em novo partido


O deputado Carlos Batinga deverá mesmo deixar o PSB e filiar-se a outra legenda, pela qual disputará a reeleição em 2010.

Há informações de que a desfiliação poderá ocorrer até o dia 25 próximo.

Os partidos mais cotados para a nova filiação de Batinga são PMDB, PSC e PDT.
[ ... ]

Leonardo Gadelha secretário


O deputado Leonardo Gadelha poderá ser nomeado pelo governador José Maranhão como o novo Secretário de Planejamento do Estado.

Com a nomeação, a suplente Nadja Palitot deverá assumir o mandato na Casa de Epitácio Pessoa.
[ ... ]

Eleições diretas, para as futuras cassações

O plenário do Senado aprovou na terça-feira (15) uma emenda no projeto de reforma eleitoral determinando a realização de eleições diretas sempre que a justiça eleitoral cassar algum detentor de mandato executivo estadual ou município. Resta ainda a votação de outros destaques, como o que trata de fazer restrições ou não ao uso da internet no período das eleições.

Para entrar em vigor em 2010, o projeto precisará ainda retornar para a Câmara, ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União até o dia 3 de outubro.
[ ... ]

Campinense perde em Goiás


Sem fazer muito esforço e sem jogar um bom futebol, o Atlético-GO venceu o Campinense por 1 a 0 em jogo válido pela 24ª rodada da Série B 2009.

O gol de Juninho garantiu a equipe em terceiro lugar, com 44 pontos. Com os resultados da rodada, o time goiano abriu seis pontos de vantagem para a Portuguesa, primeira fora do G-4, e se consolidou no grupo dos que se classificam para a Série A do ano que vem. Já o Campinense amarga a penúltima posição, com 23 pontos.

Na próxima rodada o Atlético-GO encara o Figueirense em Florianópolis. O jogo será na sexta-feira, às 21h. No mesmo dia e horário, o Campinense recebe o Bragantino na Paraíba.
[ ... ]

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

UEPB e IFPB: climas diferentes


O anunciado início das aulas do IFPB (ex-CEFET) em Monteiro acontece de forma totalmente inversa do que ocorreu há 3 anos, com a UEPB.

Anunciada a abertura das aulas para 14 de setembro, chega o dia e nada existe de concreto, pelo menos para conhecimento público. O próprio site do IFPB não registra uma linha sequer sobre o assunto.

Entre os alunos, a desinformação é total. “Estão comentando que começam as aulas quarta-feira, dia 17”, revela um deles.

Bem diferente, a UEPB teve até aula inaugural e as atividades começaram em clima de euforia.

Alguma coisa está faltando, não sabemos de onde parte essa deficiência. Mas, pelo que representa para o desenvolvimento regional, a abertura das aulas do IFPB em Monteiro merece ser tratada com mais entusiasmo.

E ninguém venha me dizer que o motivo é a parte física, o prédio. Porque eu vivenciei o nascedouro do Campus VI da UEPB (cujas instalações na época eram muito precárias), como então Secretário da Diretoria. E carreguei cadeiras nas costas, como também testemunhei a diretora do Campus, professora Ana Alice, ajudar a varrer e lavar as salas, armar uma tenda e inaugurar o campus em grande estilo.

Que a abertura do IFPB (ex-CEFET) em Monteiro, independente das deficiências físicas momentâneas, aconteça de acordo com a grandiosidade que a instituição representa para Monteiro e para o Cariri.

E, se estiver ocorrendo alguma dificuldade de funcionamento, que seja dado ao povo monteirense o direito mínimo de ser informado.


[ ... ]

Boca quente


Tem gente que observa os mínimos detalhes.

Um atento freqüentador das reuniões da Câmara de Monteiro, logo após a sessão onde o clima ferveu, estava no hall do legislativo, resmungando e comentando:

- Tava tudo muito calmo, durante 30 dias. Foi só Christianne Leal voltar e as brigas começaram de novo – dizia o cidadão.

Um incendiário que estava por perto, aumentou a expectativa, dizendo:

- Imagina quando ela soltar o veneno que juntou durante esse tempo.
[ ... ]

Quentura na Câmara


Enquanto no CEFET o clima é frio, na Câmara Municipal de Monteiro a coisa voltou a ferver, depois de 30 dias em clima morno.

O vereador Paulo Sérgio, na última reunião, sentiu-se ofendido por algumas colocações do colega Luiz Berto e fez duras críticas ao governo municipal.

O pior é que a fervura surgiu no exato momento em que a bancada da prefeita Edna Henrique perdeu seu ex-líder. Juraci Conrado, que anuncia posição independente.

Com apenas 3 vereadores na bancada governista, isto é, podendo ter 2/3 contra, a situação pode complicar se não houver habilidade por parte do Executivo, porque virão matérias polêmicas, a começar pelo orçamento para 2010 e a anunciada reforma administrativa.
[ ... ]

Acima de tudo


Um gesto diplomático e exemplar dos vereadores Givalbério Ferreira e Juraci Conrado, na quinta-feira, 10, após a sessão da Câmara Municipal de Monteiro.

Bero substituiu Conrado, que foi destituído da liderança do governo.

Cumprimentos entre o ex-líder e o novo líder e desejos de “boa sorte” e “bom trabalho”

No parlamento, as divergências ficam no âmbito da tribuna.
[ ... ]

sábado, 12 de setembro de 2009

Hackers colocam Maradona com camisa do Brasil no site da AFA


A página oficial na Internet da Associação de Futebol Argentino (AFA) foi invadida nesta sexta-feira por hackers que publicaram uma imagem do técnico da seleção argentina, Diego Maradona, com uma camisa da seleção brasileira, informou a imprensa local.


O ataque virtual acontece num momento em que muitos torcedores estão furiosos com o desempenho ruim do time nas eliminatórias para a Copa do Mundo.

A imagem, obtida de uma propaganda de bebidas do Brasil, estava acompanhada da legenda "uma imagem vale mais que mil palavras" e com a assinatura de um grupo autodenominado "KKR".

A seleção argentina perdeu para o Paraguai na quarta-feira por 1 x 0. Quatro dias antes, o time comandado por Maradona havia perdido para o Brasil por 3 x 1, jogando em casa na cidade de Rosario.

A Argentina recebeu críticas de todos os lados pelas fracas atuações e maus resultados, porém Maradona garantiu depois da derrota para o Paraguai que não deixará o cargo.

O site da AFA exibia apenas o escudo da entidade sobre um fundo branco até o início da noite desta sexta-feira.

A Argentina está em quinto lugar nas eliminatórias sul-americanas para o Mundial da África do Sul. As quatro primeiras seleções se classificam direto para a Copa, enquanto o quinto lugar deverá enfrentar repescagem com um time da Concacaf.
[ ... ]

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Informação equivocada


Equivocada a informação de que a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Monteiro estaria prejudicando algum vereador, ao não permitir apartes.


Quem permite ou não o aparte, é o vereador que está usando a tribuna. E o aparte não pode ultrapassar um minuto, mesmo quando permitido. E deve ser feito sobre o assunto que está sendo tratado.

À Mesa Diretora compete tão somente coordenar a reunião e controlar o tempo.

Quem tiver alguma dúvida sobre o assunto, é só consultar o Regimento Interno.
[ ... ]

Presos poderão votar

O Tribunal Eegional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu nesta semana que a partir das eleições de 2010 o Estado vai contar com duas seções eleitorais que funcionarão na Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega (Presídio do Roger) e uma na Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão. Essa medida torna a Paraíba pioneira na coleta de votos de presos provisórios, que poderão.

Segundo os diretores das penitenciárias, Irênio Pimentel (do Róger) e Susana Lima dos Santos (da Penitenciária de Reeducação Feminina), nas duas penitenciárias foi constatado o interesse manifesto de 444 presos provisórios de transferirem-se para as seções eleitorais a serem criadas.
A criação dos locais de votação e seções eleitorais será feita pelos cartórios da 1º e 70° zonas eleitorais, localizadas nos bairros do Róger e de Mangabeira, respectivamente.

A solenidade de instalação dessas seções será na próxima terça-feira (15) pela manhã, na Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, e contará com a presença do Ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça.
[ ... ]

Primeiro contato

O ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), manteve contato no fim da manhã de ontem com os senadores Cícero Lucena, presidente da executiva estadual do PSDB, e Efraim Morais, presidente da executiva estadual do DEM, e agendou um encontro para a próxima semana em João Pessoa.

A informação foi confirmada pela assessoria do senador Cícero Lucena no fim da tarde de ontem.

Cícero não revelou detalhes do telefonema, mas reiterou sua plena confiança no ex-governador. “Cássio é um amigo de longas datas e como eu disse, assim que ele desejasse nós nos veríamos”, arrematou.

Este foi o primeiro contato do ex-governador com Cícero, em 10 dias de chegada ao Brasil.

Durante este período Cássio manteve encontros com diversas lideranças nacionais do PSDB.
[ ... ]

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Debatendo o ECA


Couto quer seminário para debater Estatuto da Criança e do Adolescente

O deputado Luiz Couto (PT-PB) formalizou pedido na terça-feira (8) para que a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal (CDHM) realize seminário, em parceria com as entidades de direitos humanos e a sociedade civil, para tratar dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo o parlamentar, caberá ao colegiado definir a data e fazer com que o evento aconteça ainda este ano, “pois também será uma oportunidade para comemorarmos os 20 anos de adoção da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, celebrados pela Assembléia das Nações Unidas – ONU”.

Para Luiz Couto, o Congresso Nacional não pode perder a chance de avaliar os avanços obtidos ao longo dos últimos 19 anos de vigência do estatuto, e de apontar caminhos que garantam o seu pleno exercício.
[ ... ]

Aprovada a PEC dos Vereadores

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 370 votos a 32 e 2 abstenções, o substitutivo às PECs 336/09 e 379/09, ambas do Senado, que aumentam o número de vereadores no Brasil e reduzem os gastos das câmaras municipais.

A matéria precisará ser votada ainda em um segundo turno.
[ ... ]

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Guerra de nervos

Bastou o TSE julgar na noite de ontem pela cassação do governador de Tocantins, determinando a realização de eleições indiretas, para alguns cassistas mais entusiasmados comemorarem e voltarem a admitir a realização de eleições indiretas na Paraíba, mediante decisão do STF.

Enquanto isso, a área jurídica do Governo do Estado já saiu em defesa da tese de que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de mandar fazer eleição indireta no Estado de Tocantins, não tem semelhança com o caso da Paraiba, que gerou a ascensão do segundo mais votado, no caso o governador Jose Maranhão.

“São situações diferentes”, disse a Secretaria de Comunicação, Lena Guimarães, endossando argumento do Chefe da Casa Civil, Marcelo Weick.

Para a área jurídica do governo, o cenário se apresenta diferente a partir do contexto político da disputa, uma vez que em Tocantins a disputa foi resolvida no primeiro turno, ao contrário do caso da Paraiba.
[ ... ]

Belo desfile


O Gerente Regional de Educação e Cultura, Romualdo Mayer, considerou bastante positivo o resultado do desfile cívico do 7 de setembro, em Monteiro.

Ele acha que o horário da tarde agradou ao público, que encheu as ruas para assistir o desfile.

O destaque foi a apresentação militar, a cargo da 8ª Cia de Polícia.
[ ... ]

LBV participa do Desfile Cívico-Militar em João Pessoa


Em todo o País, a Legião da Boa Vontade (LBV) participa do Desfile Cívico-Militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Este fato histórico, também se deu na manhã desta segunda-feira, 7 de setembro, com o grande Desfile Cívico-Militar, ocorrido na Avenida Duarte da Silveira, onde contou com diversas autoridades locais, dentre eles, políticos, civis e militares, além de uma grande multidão que prestigiaram o evento Cívico no estado da paraíba.


Um dos pontos alto do Desfile, foi a passagem do pelotão da Legião da Boa Vontade, que tinha a frente a belíssima e Majestosa estampa de Jesus – O Cristo Ecumênico, como forma de lembrar que a Paz, e a Solidariedade, devem estar presentes nos corações de cada ser humano, este ato, foi aplaudida de pé por milhares de pessoas que acompanhavam o grande evento comemorativo a Semana da Pátria.


Em seguida os meninos e meninas atendidos pelas diversas atividades que acontecem no Centro Comunitário e Educacional por meio do programa LBV – Criança Futuro no Presente!, além dos adolescentes do programa – Espaço de Convivência, e voluntários foram destaque, com seus passos lento, em forma de marcha, traziam faixas de mensagens alusivas à educação, e uma homenagem ao Poeta Jessier Quirino, representado a cultura nordestina, este momento, representativo enchia de orgulho todo público presente.


Visite, apaixone-se e ajude a LBV! o centro Comunitário e Educacional da instituição em João Pessoa/PB, está localizado a Rua das Trincheiras, 703 – Jaguaribe. Informações pelo telefone: (83) 3198-1500.
[ ... ]

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Batinga no PDT


Embora não tenha acontecido qualquer declaração pública nesse sentido, nos bastidores da política monteirense crescem os rumores que, se o deputado Carlos Batinga vier mesmo a deixar o PSB, deverá filiar-se ao PDT.

O PDT é o partido da simpatia de Batinga. Inclusive foi nessa legenda que o parlamentar ingressou oficialmente na atividade política, elegendo-se prefeito de Monteiro em 1996.
[ ... ]

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Na Missa do Vaqueiro


Como faz todos os anos, o deputado Carlos Batinga participou no domingo, 6, da Missa do Vaqueiro, realizada no Parque de Vaquejada Bone Gabriel, em Monteiro.
[ ... ]

Imagine o Nordeste Independente


Como estamos no ufanismo do 7 de setembro, vale a pena brincar de independência.

Como no Brasil, quase tudo é "impossível", nada melhor do que sorrir (pelo menos) com o sonho poético de Ivanildo Vila Niva e Bráulio Tavares, versando sobre um hipotético Nordeste Independente:

Já que existe no Sul este conceito
que o Nordeste é ruim, seco e ingrato,
já que existe a separação de fato
é preciso torná-la de direito.
Quando um dia qualquer isso fôr feito
todos dois vão lucrar imensamente
começando uma vida diferente
da que a gente até hoje tem vivido:
imagine o Brasil ser dividido
e o Nordeste ficar independente.

Dividindo a partir de Salvador
o Nordeste seria outro país:
vigoroso, leal, rico e feliz,
sem dever a ninguém no exterior.
Jangadeiro seria o senador
o cassaco de roça era o suplente
cantador de viola o presidente
e o vaqueiro era o líder do partido.
Imagine o Brasil ser dividido
e o Nordeste ficar independente.

Em Recife o distrito industrial
o idioma ia ser "nordestinense"
a bandeira de renda cearense
"Asa Branca" era o hino nacional
o folheto era o símbolo oficial
a moeda, o tostão de antigamente
Conselheiro seria o Inconfidente
Lampião o herói inesquecido:
imagine o Brasil ser dividido
e o Nordeste ficar independente.

O Brasil ia ter de importar
do Nordeste algodão, cana, caju,
carnaúba, laranja, babaçu,
abacaxi e o sal de cozinhar.
O arroz e o agave do lugar
a cebola, o petróleo, o aguardente;
o Nordeste é auto-suficiente
nosso lucro seria garantido
imagine o Brasil ser dividido
e o Nordeste ficar independente.

Se isso aí se tornar realidade
e alguém do Brasil nos visitar
neste nosso país vai encontrar
confiança, respeito e amizade
tem o pão repartido na metade
tem o prato na mesa, a cama quente:
brasileiro será irmão da gente
venha cá, que será bem recebido...
imagine o Brasil ser dividido
e o Nordeste ficar independente.

Eu não quero com isso que vocês
imaginem que eu tento ser grosseiro
pois se lembrem que o povo brasileiro
é amigo do povo português.
Se um dia a separação se fêz
todos dois se respeitam no presente
se isso aí já deu certo antigamente
nesse exemplo concreto e conhecido,
imagine o Brasil ser dividido
e o Nordeste ficar independente.
[ ... ]

Concurso da PM em Pernambuco


Através da Portaria Conjunta SAD/SDS Nº 101, de 31 de Agosto de 2009, publicada no Diário Oficial do Estado do 01 de setembro de 2009, o Governo de Pernambuco abre concurso da Polícia Militar 2009 com 2.100 vagas de nível médio para Recife e outras cidades, através da Secretaria de Administração e a Secretaria de Defesa Social que autorizou o processo seletivo para ingressar-se na carreira de Soldado da Polícia Militar do estado de Pernambuco.

Os candidatos deverão fazer as inscrições até dia 4 de outubro de 2009, através do endereço eletrônico http://www.upenet.com.br/


A taxa de inscrição será de de R$ 80 e poderão ser pagas nas casas lotéricas da Caixa Econômica Federal.
[ ... ]

PTB quer sair na foto

O PTB paraibano dá como certa a participação na chapa majoritária a ser encabeçada pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), que o partido lançou pré-candidato a governador na eleição de 2010, na Paraíba.

“Sem dúvida, vamos estar presente na chapa, até porque estamos fortalecidos eleitoralmente e temos certeza absoluta que daremos uma grande contribuição na eleição do próximo ano”, afirmou o vereador-presidente do PTB de João Pessoa.

Tavinho destaca que a legenda trabalhista elegeu ano passado cinco prefeitos entre as 20 maiores cidades paraibanas, destacando, entre elas, os municípios de Sousa e Catolé do Rocha. Ele ressaltou outro dado a ser levado em consideração: “Fomos o primeiro partido a lançar Ricardo candidato a governador”, salientou.


Folha do Cariri

Nesta terça-feira, 8, estará circulando mais uma edição impressa do jornal FOLHA DO CARIRI.

O jornal, dirigido por Luiz Pereira e que tem sede na cidade de Caturité, traz notícias de toda região.
[ ... ]

domingo, 6 de setembro de 2009

Passaporte carimbado


Com a vitória por 3 a 1 sobre a Argentina, ontem, no estádio Gigante de Arroyito, em Rosário, o Brasil se tornou a sétima seleção com o passaporte carimbado na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Com 30 pontos a três rodadas do fim da competição, os brasileiros não podem mais ser alcançados pela Colômbia, que está em quarto, com 20, nas eliminatórias sul-americanas para a competição.

A diferença de 10 pontos coloca o seleção de Dunga numa lista que já tinha, além da África do Sul, país sede, o quarteto asiático formado por Coréia do Sul, Coréia do Norte, Austrália e Japão, e a Holanda, único país europeu garantido no mundial.

Fonte: globoesporte.com
[ ... ]

sábado, 5 de setembro de 2009

Valores monteirenses


Curso da UFCG é um dos seis melhores do país, segundo MEC

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é um dos seis melhores do país, em sua área. É o que diz o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2008) divulgado na quinta-feira (3), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC.

A graduação da UFCG - que também está entre as 47 melhores do Brasil, em todas as áreas - foi uma das únicas a obter a nota máxima (conceito 5) nos três principais quesitos: nota do Enade, IDD (índice que mostra o quanto a instituição agregou ao aluno) e Conceito Preliminar de Curso (CPC), que reúne a nota do Enade, o IDD, a titulação dos professores e a infra-estrutura. No total, foram avaliados 7.329 cursos.

Além do conceito “excelente”, obtido por Ciência da Computação, a UFCG teve ainda oito cursos avaliados com conceito 4 (bom): Ciências Sociais, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica (áreas de Eletrônica e Telecomunicações), Física, História, Letras, Matemática e Pedagogia, todos do campus de Campina Grande.

Dois monteirenses fazem parte da UFCG: Vicemário Simões, doutor em Química e Pró-Reitor de Graduação e Vimário Simões, também doutor em Química, que até pouco tempo coordenou o curso de Engenharia Química e atualmente compõe a equipe da Comprov – Comissão do Vestibular.
[ ... ]

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Novo líder


Após o incêndio político entre o deputado João Henrique e o vereador Juraci Conrado, que resultou na destituição de Conrado da liderança da prefeita Edna Henrique na Câmara Municipal de Monteiro, o novo líder deverá ser o vereador Givalbério Ferreira.

Conrado estava comunicando em entrevista que iria entregar a liderança, porque estava decepcionado com as promessas feitas em campanha, e não cumpridas.

Não deu tempo. Logo após essa entrevista, o secretário Edcarlos Farias entrou no ar comunicando que Conrado estava destituído da função e que a Câmara Municipal já estava sendo comunicada.

A primeira missão do novo líder, Givalbério Ferreira, será trabalhar no sentido de tentar reatar as relações entre a prefeita e o deputado com o ex-líder.

Pelo que se ouviu nas emissoras de rádio hoje, de um lado e de outro, não será tarefa tão fácil porque a coisa azedou.
[ ... ]

Assumindo a insatisfação


No microfone de apartes da Câmara Municipal de Monteiro ontem, com transmissão ao vivo pelo rádio, o vereador Juraci Conrado, “líder do governo” botou pra fora a insatisfação que já se percebia de forma sutil.

Provocado pelo colega Raul Formiga a, como líder do governo, cobrar da prefeita Edna Henrique o início da recuperação das estradas, Conrado pediu a palavra e sapecou:

“Estou fazendo a minha parte. Para as comunidades onde fiz compromissos, aluguei um trator de esteira e estou cuidando das estradas com meus próprios recursos. Também não concordo com essa situação, porque não sou vereador lagartixa que fica só balançando a cabeça e concordando com tudo que faz a administração. Não foi isso que prometemos ao povo de Monteiro e o povo tem razão de estar reclamando, porque muito foi prometido em palanque e pouco está sendo realizado. A população merece respeito Esse descaso não tem explicação”, disse Conrado.

Mais insatisfeito, impossível.
[ ... ]

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Roupa suja no PSB

Leonardo Gadelha afirma que :“Diálogo com RC está difícil e lavagem de roupa suja em público do PSB tem que acabar”

Em meio às polêmicas que pairam sobre o PSB paraibano, o deputado estadual e também socialista Leonardo Gadelha reclamou da dificuldade de dialogo com o prefeito de João Pessoa e também presidente do partido Ricardo Coutinho.

Para o parlamentar, a “lavagem de roupa suja em público tem que acabar”, visto que essa discussão não é boa e nem tampouco necessária para o partido.

Apesar do desabafo, Leonardo Gadelha esclarece que a real posição do partido no que diz respeito a 2010, será tomada apenas depois da realização de uma reunião entre o prefeito Ricardo Coutinho e o presidente nacional da sigla, governador Eduardo Campos.

Gadelha também esclarece que julga legitima a atuação do prefeito de João Pessoa, já que é notável a boa administração pública aplicada na Capital.

Em relação às divergências existentes entre o deputado Federal Marcondes Gadelha e o prefeito da Capital, o parlamentar revela que não vê o pai como um antagonista de Ricardo Coutinho.

“Marcondes Gadelha e Ricardo possuem pontos de vistas diferentes neste instante, e o partido tem que crescer e fazer as discussões desse porte apenas de forma interna”, defendeu, ressaltando que o momento agora é de deixar a lavagem de roupa suja para uma discussão interna e não perante a mídia.


Fonte: PB Agora
[ ... ]

Deu no portal Paraíba.com.br


Serra teria aconselhado Cássio a apoiar candidatura de Cícero

O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) deve retornar a Paraíba na próxima semana, depois de fechar entendimentos com os governadores José Serra (São Paulo) e Aécio Neves (Minas Gerais). Com Serra, ele conversou ontem, 2, e deve se encontrar com Aécio hoje.

A conversa diz respeito ao posicionamento que deverá tomar em seu retorno a Paraíba, depois de cinco meses afastado dos assuntos políticos do Estado. Por telefone, Cássio manteve entendimentos com parlamentares da bancada aliada em Brasília.

Extraoficialmente, falam que o governador José Serra, candidato a sucessão presidencial pelo PSDB, teria liberado para qualquer decisão política que possa adotar. Mas, num primeiro instante, pediu para que refletisse a respeito da candidatura do senador Cícero.

Outros disseram que o candidato presidencial pediu para que Cássio valorizasse o potencial eleitoral do senador Cícero Lucena, nome que os tucanos paraibanos devem apresentar como opção de candidatura ao governo do Estado.

Conversas de bastidores na capital federal dão conta que na conversa com o governador Aécio, Cássio vai ouvir a orientação para que saia do PSDB e se filie ao PSB, partido que sonda o governador mineiro para concorrer a sucessão presidencial no próximo ano e que, na Paraíba, deve apresentar como candidato ao governo o prefeito Ricardo Coutinho.

Segundo informações, Cássio pediu a correligionários e amigos para que não haja festa na sua chega. Ele exige descrição, a exemplo do que aconteceu na sua chegada em São Paulo, vindo dos Estados Unidos.
[ ... ]

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mês decisivo


No campo político, estamos no mês decisivo das definições partidárias. O tão esperado mês de setembro encerra o prazo de filiação para os postulantes a cargos eletivos em 2010.

Em 30 de setembro, teremos uma idéia de quem ficará cassista, ricardista ou maranhista.

A partir daí, fica mais fácil avaliar o potencial de cada grupo e as chances de vitória na batalha do ano seguinte.
[ ... ]

Censo 2010


O Censo 2010 será feito com palmtop e GPS.

O próximo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será totalmente digital. Com 220 mil palm tops, netbooks e GPS, o órgão vai integrar toda a base de dados do Censo 2010 virtualmente. A ideia é que moradores de todos os domicílios brasileiros sejam entrevistados.

Entre os novos temas a serem abordados estão a questão indígena, com questões sobre etnia e língua falada, e da ida de brasileiros para o exterior. O questionário pretende ainda traçar os maiores deslocamentos para estudo e trabalho no território nacional.

“Segundo os linguistas, no Brasil são faladas 210 línguas de formação, sendo 180 indígenas. Enquanto temos a ilusão de que no Brasil só se fala português”, explica a gerente de pesquisa do IBGE, Wasmália Bivar.
[ ... ]

A União – Sucursal


Em fase final de instalação, a Sucursal do jornal A União em Monteiro estará funcionando a partir de 8 de setembro.

O Superintendente Nelson Coelho autorizou a aquisição de todo o mobiliário necessário e a Sucursal está sendo montada na Galeria Alves – Rua Dr. João Minervino, 121 – 1º andar, Sala 5.


O jornal A União e o Diário Oficial já circulam diariamente em Monteiro.
[ ... ]

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sentindo na pele


A ex-prefeita Lourdinha Aragão foi sistematicamente criticada por algumas dificuldades que enfrentou, por conta da oscilação constante nos recursos recebidos pela Prefeitura. Muitas vezes a queda nos recursos forçava levar o pagamento dos servidores para os primeiros dias do mês subsequente, atrasar alguns pagamentos de fornecedores, reduzir os serviços por não existir dinheiro, evitar ou diminuir eventos, etc.

Mas muitos achavam e diziam que a Prefeitura recebia rios de dinheiro.

No ano da campanha eleitoral, alguns afirmavam que não sabiam onde a prefeita colocava tanto dinheiro, mais de 20 milhões por ano.

Hoje, alguns críticos de outrora vivenciam a atual administração passar pelas mesmas dificuldades. Porque o problema é crônico. O FPM de Monteiro em agosto foi R$ 843.49l,12, o 3º menor do ano. Isto, porque Doutora Lourdinha, no ano passado, conseguiu com o IBGE a revisão populacional, possibilitando que o município passasse de 1.4 para 1.6 na conta do FPM. Se tivesse permanecido como foi no seu governo, o FPM em agosto teria sido pouco mais de R$ 700 mil.

A receita total transferida de agosto foi de R$ 1.467.005,68. No mesmo período do ano passado, foi de R$ 1.539.226,33 Isto é, um pouco mais.

E nesses 8 meses, o volume da receita recebida pela Prefeitura de Monteiro foi quase R$ 2 milhões a mais que o mesmo período do ano passado.

Talvez sentindo a dor na própria pele, algozes de Doutora Lourdinha talvez adquiram na dor a consciência que muitas vezes o gestor quer fazer, mas nem sempre pode. E as críticas são, muitas vezes, injustas e infundadas.

Como dizia Dona Antônia, minha avó, “é preciso calçar o sapato, para sentir onde ele aperta”.
[ ... ]

Cidadã Monteirense


O vereador Givalbério Ferreira (PP) está apresentando na Câmara Municipal um Projeto propondo a concessão do título de Cidadã Monteirense para Adalgisa Gadelha, Secretária de Saúde do Município de Monteiro.

Adalgisa Gadelha é natural da cidade de Sousa, no Sertão paraibano.

O projeto deverá ser apresentado nesta quinta-feira, 3, e votado na próxima semana.
[ ... ]