terça-feira, 4 de agosto de 2009

A decisão de Coutinho precisa ser calculada


Com o senador Cícero Lucena sendo praticamente definido como candidato cassista, Ricardo Coutinho terá que fazer uma opção decisiva para o seu futuro político.

1ª hipótese: Se recompõe com Maranhão e trabalha para uma composição PMDB/PT/PSB. Assim, Coutinho poderia indicar o vice do PSB. O PT indicaria Luiz Couto para o Senado. Com o grupo unido e uma vitória, Coutinho concluiria o mandato como prefeito de João Pessoa e seria o candidato a governador em 2014, quando o governo paraibano poderia estar sob o comando do PSB, já que o vice poderia assumir com o afastamento de Maranhão para disputar novamente o Senado (em 2014, Maranhão não poderia ser novamente candidato a governador).

2ª hipótese: Renuncia à Prefeitura de João Pessoa e mantém uma candidatura em faixa própria. Vai disputar com Maranhão no governo e Cícero Lucena como candidato de Serra e de Cássio. Se perder, nem prefeito e nem governador.

3ª hipótese: Permanece como prefeito e nem apóia Maranhão e nem Cícero. Em 2014, sem mandato, não terá respaldo nem de Maranhão e nem de Cássio para ser candidato a governador.

Resta lembrar que, se Cícero ganhar a eleição estadual de 2010, será candidato natural à reeleição em 2014.

A única hipótese lógica de Ricardo Coutinho ser candidato a governador em 2014, com respaldo, será se em 2010 permanecer a aliança PMDB/PT/PSB.

0 comentários: