segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Voltando ao batente


A licença para tratamento de saúde da vereadora Christianne Leal, termina na próxima quinta-feira, 3 de setembro.

Dizem que ela só já não voltou, porque tem dificuldade para subir as escadarias da Câmara Municipal de Monteiro.

Falam até que no retorno, a vereadora poderá fazer um forte discurso de oposição. Para isso, acumulou veneno durante 30 dias.
[ ... ]

Nequinho nos Esportes


Crescem as especulações de que o vereador licenciado Toinho de Nequinho poderá ser convocado pela prefeita Edna Henrique para dar uma guinada na área de esportes da Prefeitura de Monteiro.

A idéia, segundo as fontes, seria a criação de uma Secretaria de Esportes, desmembrada da Cultura.

Com isso, Toinho seria remanejado da Secretaria de Serviços Rurais, onde está atualmente.

O bom atleta, joga bem em qualquer posição que o técnico escalar.
[ ... ]

Resposta a candidato sem proposta


Esta nos foi enviada por Holdair Martins, embaixador monteirense no Recife:

Um político que estava em plena campanha chegou a uma pequena cidade, subiu para o palanque e começou o discurso:

- Compatriotas, companheiros, amigos! Encontramo-nos aqui, convocados, reunidos ou juntos para debater, tratar ou discutir um tópico, tema ou assunto, o qual me parece transcendente, importante ou de vida ou morte. O tópico, tema ou assunto que hoje nos convoca, reúne ou junta é a minha postulação, aspiração ou candidatura à Câmara deste Município.

De repente, uma pessoa do público pergunta:

- Ouça lá, porque é que o senhor utiliza sempre três palavras, para dizer a mesma coisa?

O candidato respondeu:

- Pois veja, meu senhor: a primeira palavra é para pessoas com nível cultural muito alto, como intelectuais em geral; a segunda é para pessoas com um nível cultural médio, como o senhor e a maioria dos que estão aqui; A terceira palavra é para pessoas que têm um nível cultural muito baixo, pelo chão, digamos, como aquele bêbado, ali deitado na esquina.

De imediato, o bêbado levanta-se a cambalear e 'atira':

- Senhor postulante, aspirante ou candidato: (hic) o facto, circunstância ou razão pela qual me encontro num estado etílico, alcoolizado ou mamado (hic), não implica, significa, ou quer dizer queo meu nível (hic) cultural seja ínfimo, baixo ou mesmo rasca(hic). E com toda a reverência, estima ou respeito que o senhor me merece (hic) pode ir agrupando, reunindo ou juntando (hic) os seus haveres, coisas ou bagulhos (hic) e encaminhar-se, dirigir-se ou ir direitinho (hic) à leviana da sua progenitora, à mundana da sua mãe biológica ou à puta que o pariu!
[ ... ]

domingo, 30 de agosto de 2009

Casa de Fazenda


Estará acontecendo em Campina Grande a partir de hoje, 31 e até domingo, 06, EXPAPE, no Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho.

O SEBRAE e seus parceiros estarão presentes nesse evento com um espaço CASA DE FAZENDA, numa menção às fazendas de algodão, sisal, gado etc do ontem e do hoje, onde serão servidas comidas típicas dessa Região Turística, com o objetivo de divulgar as potencialidades dos municípios polarizados por Campina Grande, buscando viabilizar o turismo.

O Sebrae convida os caririzeiros, orientando que levem o material promocional das suas cidades e as especialidades gastronômicas para serem compartilhadas.
[ ... ]

Na vitória do mengo, Petkovic foi destaque


O Flamengo não encontrou dificuldades para vencer o Santo André por 3 a 0 no sábado. Um dos responsáveis pelo bom aproveitamento do setor ofensivo, o veterano meia Petkovic destacou a mudança de postura de seus companheiros em relação à derrota pelo mesmo placar para o Avaí na rodada passada.


"Jogamos taticamente muito bem hoje. Demos uma resposta à torcida que é maravilhosa e nos apoiou. Conseguimos jogar bem e quando se joga assim, o resultado aparece", declarou o sérvio.
Com a venda de Emerson para o futebol árabe e a suspensão de Adriano, um jogador que não era muito utilizado acabou ganhando espaço entre os titulares rubro-negros. O atacante Zé Roberto marcou o terceiro gol, deixou o campo aplaudido e comemorou a volta da confiança em seu futebol.
[ ... ]

Palocci blindado e brindado


"Corda sempre estoura do lado fraco", afirma ministro do STF sobre caso Palocci

.. No dia seguinte ao julgamento que livrou o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci de responder processo criminal pela quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, por 5 votos contra 4, o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello avaliou que "a corda acabou estourando do lado mais fraco".

Marco Aurélio foi um dos quatro ministros que votaram pela abertura da ação para investigar Palocci. Assim como Cármen Lúcia, Ayres Britto e Celso de Mello, ele entendeu que havia indícios suficientes para transformá-lo em réu.

"Se você perguntar a qualquer um do povo se ele acha que Palocci mandou quebrar o sigilo, verá que a sensação é de que ele tinha interesse nisso. Ele é o único beneficiado. Isso é de uma clareza solar. A corda acabou estourando do lado mais fraco, como sempre."

Os ministros vencidos argumentam que a denúncia continha todos os requisitos exigidos pelo Código do Processo Penal -a exposição do crime e os indícios contra os acusados.
[ ... ]

sábado, 29 de agosto de 2009

Com Quintans


O vereador monteirense Juraci Conrado (PTB) votou para deputado estadual em Assis Quintans, em 2006.

E parece que vai repetir a dose em 2010.

Na quinta-feira passada, durante sessão da Câmara Municipal de Monteiro, Conrado disse de viva voz para todos ouvirem que está agendando uma visita dele ao reitor Thompson Mariz da UFCG, acompanhado de Ricardo Coutinho e do deputado Quintans.

Escutando tudo, o ex-vereador Cici Pires questionou: - e porque ele não vai com João Henrique?

- Ele vai com o deputado dele – respondeu um rapaz que estava ao lado.
[ ... ]

Alistamento eleitoral


Justiça eleitoral não aceitará mais CNH e passaporte para alistamento.


O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Felix Fischer, enviou determinação a todos os tribunais regionais eleitorais para que sejam excluídos o passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da lista dos documentos hábeis para os pedidos de alistamento, transferência, revisão de dados e segunda via do título eleitoral.


De acordo com o ministro, o modelo atual da Carteira Nacional de Habilitação não contém a informação sobre a nacionalidade do seu titular, o que inviabiliza sua utilização para a finalidade de alistamento.


Por sua vez, o novo modelo de passaporte instituído pelo governo federal não contempla os dados relativos a filiação, o que também impede sua utilização.


A Resolução 21.538/03 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê que, para a comprovação de identidade para o alistamento eleitoral deve ser apresentado um dos seguintes documentos com validade nacional: carteira de identidade ou carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional; certificado de quitação do serviço militar; certidão de nascimento ou casamento extraída do Registro Civil; instrumento público do qual se infira, por direito, ter o requerente a idade mínima de 16 anos e do qual constem, também, os demais elementos necessários à qualificação.
[ ... ]

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Reforma administrativa


Embora não tenha ocorrido qualquer anúncio oficial, existem nos bastidores da política monteirense rumores cada vez mais fortes de que a prefeita Edna Henrique estaria prestes a fazer uma reforma administrativa no seu governo.

Fala-se na criação da Secretaria de Esportes, que seria desmembrada da Cultura. Para a pasta esportiva seria remanejado Toinho de Nequinho, atualmente na Secretaria de Serviços Rurais.


Na reforma, um espaço seria aberto para aproveitamento do suplente de vereador Nem de Júlia
[ ... ]

Educação em Ouro Velho


Os professores da rede municipal de Ouro Velho concluíram o programa de formação continuada do Pró-Letramento e Programa Educação Inclusiva Direito à Diversidade.

Os professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais e o Pró-Letramento tratam especificamente da oferta de novas estratégias e reflexão para a melhoria da qualidade de aprendizagem na leitura/escrita e matemática. Foi oferecido em parceria entre o Ministério da Educação e a Prefeitura Municipal de Ouro Velho.

O Programa Educação Inclusiva Direito à Diversidade, do governo federal, dá oportunidade aos alunos portadores de necessidades especiais de estudarem nas escolas de ensino regular.

Hoje, o município já conta com vários alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino, entre eles, cegos, portadores de paralisia cerebrais e paraplégicos.
[ ... ]

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Câmara aprova PEC que cria mais 8 mil vagas para vereador

A Proposta de Emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no país, a chamada PEC dos Vereadores, foi aprovada pela comissão especial da Câmara criada para analisar o assunto. Pela proposta, o país terá 8 mil novos vereadores.

O projeto aumenta o número de vereadores de 51,7 mil para 59,7 mil. A proposta que reduz os gastos com os legislativos municipais também foi aprovada. Ela reduz de 5% para 4,5% o percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para a Câmara Municipal.

A matéria precisou de nova tramitação na Casa porque no ano passado a Câmara aprovou uma PEC que aumentava o número de vereadores, mas previa a redução de gastos com as câmaras municipais. Na votação da proposta no Senado, a PEC foi dividida em duas: uma trata do aumento do número de vereadores, e a outra, dos gastos com os legislativos municipais.

A PEC que eleva o número de vereadores foi aprovada pelos senadores, mas não chegou a ser promulgada. O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), recusou-se a promulgar a proposta com o argumento de que o acordo era a elevação do número de vereadores com a redução das despesas. De lá para cá, a pressão dos suplentes de vereadores para resolver o impasse tem sido grande.

Agora, a proposta segue para o plenário da Câmara, onde passará por dois turnos de votação. Se os deputados aprovarem o texto sem alterações, a PEC poderá ser promulgada e incluída na Constituição. Se o texto dos deputados for diferente do aprovado pelos senadores no ano passado, terá que ser enviado para nova análise no Senado.

Agência Brasil
[ ... ]

Brasiliense perde três pontos na Série B


O Brasiliense, próximo adversário do Campinense na sexta-feira, perdeu três pontos no Campeonato Brasileiro da Série B. Apesar de a Justiça ter absolvido os zagueiros Cláudio Luiz e Ailson e o médico Paulo Lobo, o clube não foi perdoado e foi castigado, em julgamento realizado nesta quarta-feira à noite.

A Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva foi quem decidiu a punição. Além de perder três pontos na Série B, o Brasiliense foi multado em R$ 50 mil. O departamento jurídico do clube recorrerá.

"Esse medicamento não é feito para estimular o jogador. De forma algum", esbravejou o advogado Carlos Portinho, que garantiu que o Brasiliense segue atento aos casos de doping. "O clube está e continua sempre atento a questões de doping", declarou.

O Brasiliense respondeu ao artigo 244 (ser flagrado, comprovadamente dopado, dentro ou fora da partida, prova ou equivalente). Além de Cláudio Luiz, Ailson já tinha respondido a um caso de doping, mas foi absolvido graças ao depoimento de sua esposa.
[ ... ]

Comércio de Campina Grande


CDL DIVULGA NESTA SEXTA-FEIRA COMO ESTÁ O FATURAMENTO DO COMÉRCIO VAREJISTA EM CAMPINA GRANDE

Pesquisa realizada pela CDL mostra o Indicador de Atividade Econômica de Campina Grande; Estudo estatístico compara faturamento de julho com junho deste ano e com igual período do ano passado.

A Pesquisa INDICADOR DE ATIVIDADE ECONÔMICA DE CAMPINA GRANDE – JULHO DE 2009 - IDEC/CG, foi elaborado a partir de consultoria do professor de estatística da UEPB e consultor do Grupo 6Sigma, Pedro Cezar.

Os dados do estudo estatístico serão apresentados nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, às 14h, pela diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas.

Segundo o presidente da CDL Campina, Tito Motta, os dados coletados pela entidade mostram o que foi possível observar nas ruas e nos shoppings da cidade durante o mês de Julho. “De posse desses dados poderemos aferir qual foi o crescimento no faturamento das lojas durante a realização da Liquida Campina deste ano, em comparação com igual período do ano passado”, afirmou Motta.
[ ... ]

Curso de Idiomas

A Cooperativa Cultural Universitária da Paraíba – CODISMA informa que abriu turmas extras para três idiomas dos cursos de língua estrangeira. Estão sendo oferecidas duas turmas de inglês iniciante (nível I) e inglês proficiência, uma de francês (nível II), francês proficiência, português – redação e português instrumental. As aulas começam no dia 12 de setembro, do ano corrente, e terminam em 16 de janeiro de 2010.
.
As aulas do curso de idiomas da Codisma relativas ao segundo semestre do ano, período 2009.2, que tiveram como tema “Turbine Oportunidades – Aprenda um Novo Idioma”, começaram no último dia 04 de agosto e serão realizadas até o dia 16 de dezembro. A Codisma oferece os cursos de idiomas há 12 anos. Atualmente, as pessoas podem se inscrever em 6 idiomas: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e português.

A Cooperativa também oferece cursos de Extensão em várias áreas de conhecimento, como: Produção de TV, Paisagismo e Jardinagem, Xadrez, Marketing, entre outros. Sem falar que os nossos cursos têm a melhor relação custo benefício da cidade, pois, a Cooperativa não visa o lucro, mas o crescimento intelectual e educacional dos seus alunos.

Os interessados em fazer um dos cursos que estão sendo oferecidos pela Codisma, devem realizar a matrícula na sede da Cooperativa, localizada no Campus I da UFPB, João Pessoa, ao lado da central de aula, durante seu horário de funcionamento, de segunda à quinta das 8H às 20H, sexta das 8H às 18H e aos sábados de 8H às 11 horas.
[ ... ]

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cícero e o bloco do Eu Sozinho


Ontem (25), em entrevista concedida à Rede Paraíba Sat, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) criticou a candidatura do senador Cícero Lucena, ao Governo do Estado.

- Hoje a candidatura de Cícero está pautada, única e exclusivamente, no desejo dele ser candidato. A posição de Cícero é muito delicada para ser candidato do grupo – avaliou.

Aguinaldo disse que andando por várias cidades notou que não existe esse sentimento de votar em Cícero.
[ ... ]

Avaliação e Perícia

Corretores de Imóveis e Oficiais de Justiça participam do Curso de Avaliação e Perícia Mercadológica

O CRECI-PB e o SINDIMOVEIS/PB estão realizando entre os dias 24 a 28 de agosto, o Curso de Avaliação e Perícia Mercadológica. O curso é ministrado pelo Doutor e Professor João Diniz Marcello (Perito e Avaliador Judicial), e está sendo realizado no auditório do SENAC em João Pessoa, das 18h00min às 22h00min.

O Curso de Avaliação e Perícias Mercadológica para Corretores de Imóveis, tem como objetivo desenvolver o conteúdo sobre avaliação de imóveis urbanos, unidades padronizadas, glebas urbanizáveis, imóveis rurais, arbitramento de locações e arrendamentos e perícias imobiliárias. Expor a metodologia empregada na determinação dos valores, elaboração de laudos técnicos e conhecimento da normatização das avaliações conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas, Lei 6.530 / 78 – Artigo 3º - que regulamenta a Profissão de Corretores de Imóveis e RESOLUÇÃO 1.066 / 2007 – C0FECI, e demonstrar a ampla atuação do Corretor de Imóveis como avaliador.
[ ... ]

Guilherme confia em vitória no TRE


O deputado estadual Guilherme Almeida, que pediu autorização ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para se desfiliar do PSB sem perder o mandato por conta das regras da fidelidade partidária, revelou no início da noite de ontem, 25, que está confiante num resultado positivo no julgamento do processo, que deve ocorrer na próxima segunda-feira, 31.

No início da tarde de ontem, a juíza federal Niliane Meira Lima, nova relatora da petição 27, pediu pauta para o julgamento. Niliane assumiu a relatoria depois que o desembargador Nilo Ramalho, antigo relator, se averbou suspeito. De acordo com informações da secretaria judiciária do TRE, o processo deverá ser julgado já na sessão plenária da próxima segunda-feira, 31.
[ ... ]

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Teatro Empresarial

Irreverência e descontração marcaram primeira apresentação do Teatro Empresarial


O Teatro Paulo Pontes ficou pequeno para receber os vendedores das lojas credenciadas a Liquida João Pessoa 2009. É que ontem aconteceu a primeira apresentação do Teatro Empresarial, ação realizada através de parceria entre CDL/JP, Sebrae e a Jairo Pontes Consultoria, que consiste em apresentar as situações e os elementos principais que rodeiam a esfera lojista, através de uma peça teatral.

Intitulado ‘Caminho das Vendas’, o espetáculo apresentou as dicas do palestrante indiano Hachimi Habym para o desenvolvimento de um varejo competitivo. Através de vinte cenas, o palestrante mostra histórias reais, compartilhadas entre empresários ao longo de anos de consultoria.

O espetáculo contou ainda com a participação da colaboradora Carminha Peres. Expectadora da palestra internacional, ela interage com o público, esclarecendo as suas principais dúvidas.

Segundo Jurandir Guedes de Vasconcelos, presidente da CDL/JP, quanto mais criativa for a forma de treinamento, mais eficientes serão os seus resultados junto aos participantes. “O Teatro Empresarial oferece vantagens como ferramenta de treinamento, promovendo mudanças de comportamento e conscientização através das dimensões imaginativas, agregando valor ao associar diversão e treinamento”, comenta.

O Teatro Empresarial é voltado para gerentes, supervisores, vendedores, atendentes e demais profissionais que atuam no varejo.
[ ... ]

Atos oficiais


O presidente da Câmara Municipal de Monteiro, vereador Inácio Teixeira de Carvalho, enviou ontem à prefeita Edna Henrique um ofício, solicitando que seja regularizada a publicação e circulação do Mensário Oficial do Município.

O Mensário Oficial do Município de Monteiro foi criado pela Lei nº 1.142 de 10/12/1996 e circula com a publicação dos atos oficiais como: leis, decretos, resoluções, portarias, editais e outros documentos.

“Neste ano de 2009, o Mensário só foi publicado nos meses de janeiro e fevereiro, de modo que todos os atos desde março ainda não estão em vigor, porque não foram publicados. E o Decreto Lei nº 201 define penalidades pelo retardamento na publicação dos atos oficiais, o que queremos evitar”, comentou o presidente da Câmara.
[ ... ]

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O salário da prefeita


A respeito de toda essa celeuma em torno da remuneração fixada para a prefeita de Monteiro, são necessários alguns esclarecimentos, uma vez que informações estão sendo feitas de forma distorcida.

Pra começo de conversa, quero dizer que considero absolutamente normal a prefeita ou quem vier a sucedê-la, nos mandatos futuros, receber uma boa remuneração pelo exercício do cargo.

Alguém já se incomodou com quanto ganha um juiz de direito, um promotor de justiça, um secretário de Estado, um agente fiscal?. Todos, merecidamente, ganham bem. E por quê um prefeito, para administrar o maior município do Estado em área territorial, com mais de 30 mil habitantes, não deve ganhar bem?

Tenho minha posição pessoal assumida com coragem, até porque fui vereador por 22 anos, duas vezes presidente de Câmara, e sei da responsabilidade de um prefeito. Principalmente daqueles que abandonam seus negócios, sua vida profissional, para uma dedicação total ao município.

Agora, a partir do momento em que essa remuneração é questionada, o que não deve acontecer é tentar colocar culpa no antecessor, principalmente com explicações que não se sustentam e, por isso, não convencem.

Dizer que a remuneração da atual prefeita de Monteiro foi fixada pela prefeita anterior, porque pensava que ganharia as eleições, é brincar com o bom senso das pessoas.

Quem tiver o mínimo de conhecimento da lei, sabe que ao prefeito não é dado o direito de estipular o seu próprio salário.

A Lei Orgânica do Município de Monteiro, em seu artigo 14, inciso III, estabelece que “compete à Câmara Municipal fixar a remuneração do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores, observando-se o disposto no inciso V do artigo 29 da Constituição Federal e o estabelecido na Lei Orgânica”.

Está muito claro, portanto, que não foi Doutora Lourdinha quem fixou a remuneração da chefia do Executivo a ser paga a partir de 2009 e, sim, a Câmara Municipal.

Um detalhe: em setembro de 2008, quando o legislativo fixou a remuneração, a cidade estava em plena efervescência da campanha política e a oposição à então prefeita tinha maioria qualificada na Câmara, isto é, dos 9 vereadores somente 3 seguiam politicamente a então prefeita.

Como explicar que ela teria estabelecido a remuneração, pensando em benefício próprio, se dois terços do legislativo eram contra ela? Após o projeto aprovado pelo poder legislativo, competiu à prefeita, tão somente, sancionar, isto é, homologar a decisão da Câmara.

Se Edna Henrique quiser receber a remuneração que o legislativo, constitucionalmente, fixou para o detentor do mandato de prefeito de Monteiro, não estará fazendo nada de absurdo. Estará, em compensação à responsabilidade do cargo que ocupa, percebendo o que lhe é de direito.

Como é, sabidamente, uma pessoa de boas condições financeiras poderá, se assim lhe convier, abrir mão do recebimento da remuneração.

Mas ninguém, até mesmo por desinformação, poderá atribuir qualquer responsabilidade nesse sentido à gestora anterior e, muito menos, ao legislativo que cumpriu também a sua missão.

Nos tempos de hoje as pessoas estão suficientemente preparadas para distinguir o real do que é maquiado.
[ ... ]

Zizo coordena mandato de Luiz Couto


O ex-prefeito de Serra Branca, Zizo Mamede, Coordenador do Mandato do Deputado Luiz Couto, encaminhou convite a profissionais de Imprensa e dos Meios de Comunicação Social em geral para participar do Ato de Registro da Candidatura do Deputado Luiz Couto para Presidente do Partido dos Trabalhadores - PT da Paraíba.

O evento será nesta segunda-feira, 24 de agosto, a partir das 09:00 horas, na sede do PT, localizada na Avenida Coremas, 709, centro, João Pessoa.
[ ... ]

domingo, 23 de agosto de 2009

Maluco Beleza


Os fás de Raul Seixas estão sendo convidados para um momento de lembranças do cantor, em Monteiro.

Será na terça-feira, 25, a partir das 8 horas da noite, no Theatro Jansen Filho. Na programação: exibição de vídeos, exposição de CDs, LPs e livros.

O convite é de Airton Bezerra.

[ ... ]

Mercadante: "Errei ao anunciar renúncia irrevogável"


O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) publicou em seu perfil no Twitter, na noite deste sábado, um pedido para que as pessoas tentem conhecer as razões de ter voltado atrás na sua decisão de renunciar à liderança do partido no Senado. Na última sexta-feira, o parlamentar subir à tribuna para declarar que permaneceria no cargo por causa de um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Errei ao dizer que anunciaria uma renúncia irrevogável mas gostaria que vocês conhecessem as razões mais profundas que me levaram a essa decisão", escreveu Mercadante. "Gostaria, se possível, que vocês lessem meu discurso na tribuna e a carta que o presidente Lula me enviou", acrescentou.

Na carta, Lula diz que respeita a posição de Mercadante, mas que não concordava com a saída dele. "Companheiro Mercadante, você me expressou sua indignação com a situação do Senado. Respeito sua posição, mas não posso concordar com sua renúncia à liderança da bancada do PT. A bancada e eu consideramos você imprescindível", escreveu o presidente.

Nos bastidores do governo, o comentário é que o líder do PT agiu para "ficar bem na foto" com os eleitores, já que é candidato a novo mandato.
[ ... ]

Governo quer criar nova CPMF


O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), declarou em entrevista no sábado, 22, que o governo federal já ensaia a criação da nova CPMF, tendo como pano de fundo a epidemia de gripe Influenza A (H1N1).

O deputado informou que as bancadas do PMDB e do PT na Câmara dos Deputados fecharam questão ontem em torno da recriação da famigerada Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Apelidado de Contribuição Social para a Saúde (CSS), o novo imposto serviria para compensar a queda na arrecadação dos tributos federais em virtude da crise financeira mundial, mas a desculpa de petistas e peemedebistas é que todo dinheiro que tirado das operações financeiras será revertido integralmente para a saúde, afirmou Efraim Filho.
[ ... ]

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Encontro dos Povos


Quintans destaca Encontro dos Povos do Cariri na Assembléia

O deputado Francisco de Assis Quintans requereu do Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, o registro nos Anais da Casa de Epitácio Pessoa, do lançamento do “Encontro dos Povos do Cariri”, realizado no dia 19 de julho, na cidade de São João do Cariri.


O evento, cuja realização ficou a cargo do Sebrae, prefeituras municipais e Pacto Novo Cariri, acontecerá em outubro na cidade de Monteiro e terá como objetivo principal promover a cultura, enfatizando as tradições populares para a formação de uma rede de cooperação e desenvolvimento territorial.

O parlamentar destacou o lançamento do Encontro, que reuniu diversas autoridades do vários municípios da região do Cariri.
[ ... ]

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A força política

Tive oportunidade de acompanhar de perto o processo de nascedouro dos campus da UEPB em Monteiro e da UFCG em Sumé . E pelo que vi e vivenciei, posso sentir que a criação do curso de Bacharelado em Direito em Monteiro, depende, a partir de agora, de articulação e força política . Isto porque, a exemplo do que aconteceu com a implantação do campus de Monteiro e do campus de Sumé, o projeto monteirense e de todo o Cariri, conta com o principal item: a simpatia do reitor e a decisão de abrir todos os caminhos para a efetivação do projeto.

Vamos aos exemplos: numa audiência em 2005 entre o deputado Quintans, o então secretário Neroaldo Pontes, a ex-prefeita Doutora Lourdinha e a reitora Marlene Alves, eu que estava assessorando o deputado, ouvi quando, depois de ouvir os pleitos de Quintans e de Doutora Lourdinha, Neroaldo disse para a reitora:

- Reitora, o governador determinou prioridade para os campus de Patos e Monteiro.

A reitora prontamente corrigiu Neroaldo e, de forma decisiva, falou:

- A prioridade que o governador decidiu foi Monteiro e Patos, secretário.

Doutora Lourdinha esboçou um sorriso e, ao final do encontro, comentou comigo e com Quintans – o nosso campus vai sair logo.

E saiu rapidamente, no ano seguinte, estando hoje funcionando muito bem.

A outra experiência que vivenciamos: em 2007 o deputado Quintans levou uma comitiva de prefeitos da AMCAP, vereadores e lideranças da região para um encontro com o reitor Thompson Mariz, entregando a “Carta do Cariri” que pedia prioridade para o Campus do Cariri, em Sumé.

Depois de ouvir o pleito, Thompson disse:

- Se depender de mim, o campus estará funcionando em 2009.

Resultado: a UFCG criou e implantou o campus e as aulas em Sumé iniciam em 28 de setembro... de 2009.

Na segunda-feira passada, 17, o deputado Carlos Batinga conduziu um grupo de vereadores e lideres monteirenses para um encontro com o reitor Thompson Mariz. O objetivo era oficializar o interesse da comunidade pela Faculdade de Direito em Monteiro, através de uma extensão do Campus que tem sede em Sumé.

De forma segura, o reitor garantiu para todos:

- Se depender de mim, o curso de Direito em Monteiro será criado e implantado. Se vocês somarem as forças e nos derem o suporte, existe possibilidade de já funcionar no segundo semestre de 2010, porque poderemos fazer um vestibular especial.

Dito isso, Thompson autorizou ao Pro Reitor Vicemário Simoes a elaboração do Projeto Pedagógico para ser encaminhado ao Conselho de Graduacão. E autorizou o deputado Carlos Batinga a articular o trabalho em Brasília e o apoio do governador José Maranhão que, segundo o próprio reitor, foi o grande padrinho do Campus do Cariri.

A sorte foi lançada. O reitor demonstra boa vontade e mostrou os caminhos.

A parte técnica, a UFCG iniciou com muita disposição. Carecemos agora do trabalho político

Deputados e senadores prestigiados, a Paraiba tem. Conseguir emendas de 750 mil reais para fazer em Monteiro o São João 2009 foi num piscar de olhos, destinando recursos para um evento que durou 12 dias. Que esse mesmo prestigio seja utilizado para carimbar verbas para consolidar o Campus da UFCG em Sumé e estender com o Curso de Direito em Monteiro, viabilizando uma ação estruturante e sustentável.
[ ... ]

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Com os manos, na UFCG


Durante o encontro com o reitor Thompson Mariz, na UFCG, promovido pelo deputado Carlos Batinga e do qu al participaram vereadores, a ex-prefeita Doutora Lourdinha e lideres monteirenses, tivemos o prazer de reencontrar os manos Vicemário e Vimário, professores da Universidade e ocupantes de cargos destacados na entidade.

Vicemário Simoes exerce o cargo de Pro Reitor de Ensino, enquanto Vimário Simoes coordena o curso de Engenharia Quimica e participa da Comprov (Comissão do Vestibular)

Ambos, com Doutorado em Quimica.
[ ... ]

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Guerra entre Globo e Record


A rede Record exibiu na noite do domingo um programa especial que deu seguimento à "guerra" com a TV Globo em horário nobre iniciada nesta semana, após a Justiça aceitar denúncia contra o bispo Edir Macedo e outros membros da Igreja Universal. O programa, que durou uma hora, afirmou que o promotor responsável pelas denúncias já foi investigado por favorecer a Globo e exibiu uma entrevista com o fundador da Universal. Pouco após o fim do especial, a Globo exibiu uma reportagem no Fantástico em que pessoas disseram ter doado dinheiro e bens para a igreja por pressão dos pastores.

As emissoras têm trocado ataques desde quarta-feira, quando a Record resolveu responder às acusações do dia anterior, por ter considerado que a concorrente deu destaque excessivo ao fato da Justiça paulista ter acatado a denúncia por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Os acusados usariam as doações dos fiéis para benefício próprio.

Segundo a emissora, o promotor Roberto Porto chegou a ser afastado do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), por entregar uma gravação de uma entrevista feita por ele com o traficante Fernandinho Beira-Mar para exibição na concorrente.

O programa disse que Porto manteve um relacionamento com a juíza Patrícia Álvares Cruz, que deveria receber as denúncias contra Macedo, mas ela pediu afastamento do cargo e o caso foi acolhido por outro magistrado.

O Repórter Record também reafirmou as acusações feitas pela emissora durante a semana em outros programas, como de que a Globo teria sido ajudada pelo regime militar e a suposta manipulação tendenciosa do debate Lula-Collor na eleição de 1989.

Em entrevista ao programa, feita nos Estados Unidos, Edir Macedo afirmou que as denúncias foram feitas porque "ninguém chuta cachorro morto", se referindo a uma possível perseguição pelo fato de a Record ter atingido o segundo lugar na luta pela audiência.

O bispo afirmou que se sente perseguido pela mídia pelo fato de ser um líder religioso. Ele disse que seu objetivo, com a Record, é atingir o primeiro lugar na briga pela audiência na TV. Macedo afirmou estranhar o fato de que sua igreja é descrita como uma "organização criminosa", sendo que tem atuação nacional e só é investigada pelo Ministério Público Estadual de São Paulo, e não seu contraparte federal.

Fonte: Terra
[ ... ]

Talento Gospel


Com apoio da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, acontecerá no dia 29 de agosto, em Monteiro, a 3ª Edição do Talento Gospel.

O evento será realizado no Clube Municipal, a partir das 19h30.


Os jovens Eduardo Carvalho e Antônio Moreno estão empenhadíssimos, com respaldo do pastor Daniel Nunes, do vereador Paulo Sérgio e da comunidade evangélica.
[ ... ]

domingo, 16 de agosto de 2009

Dia do Solteiro


Ontem, dia 15 de Agosto de 2009, foi considerado o dia do solteiro.

Para muitos um alivio de estar livre leve e solto, para poder fazer o que quiser, a hora que quiser, e sem ter que dar satisfação para ninguém de onde vai ou deixa de ir.


Para outros um dia triste para ser comemorado, pois gostaria de estar com um(a) parceiro(a), para compartilhar seus momentos, e nunca comemorar esta data.

Não importa se está solteiro(a) por opção ou não, o importante é estar feliz e livre em busca da felicidade.

Para todos os solteiros “Meus Parabéns”.
[ ... ]

Campinense vence e volta a respirar


A lanterna ainda está acesa no Campeonato Brasileiro da Série B, mas o Campinense passou a sonhar em escapar do rebaixamento após a vitória, por 2 a 1, sobre o ABC, na tarde doe sábado, em pleno Estádio Frasqueirão, em Natal, pela 18ª rodada.

Mas apesar de tanto entusiasmo, o Campinense segue na lanterna, com apenas 13 pontos. O ABC, por sua vez, tem 15 na penúltima colocação.

Quem esperava um jogo feio e sem técnica entre os piores clubes da Série B, se enganou. ABC e Campinense fizeram um bom primeiro tempo, com boas chances criadas e gols.

Na última rodada do turno, o ABC vai a Bragança Paulista encarar o Bragantino no sábado, dia 22 de agosto, às 21 horas. Enquanto isso, o Campinense recebe na Paraíba a Portuguesa nesta terça-feira, às 21 horas. Se derrotar a Portuguesa e o ABC perder para o Bragantino, a raposa já pode deixar a lanterna esta semana.

O mano Vimário Simões, raposeiro apaixonado, está radiante.
[ ... ]

sábado, 15 de agosto de 2009

Juntos...


... por Monteiro.

Divergências políticas à parte, o vereador Juraci Conrado e o deputado Carlos Batinga estarão juntos nesta segunda-feira, 17.

Conrado fará parte de um grupo de vereadores que acompanhará o deputado Batinga numa audiência com o reitor Thompson Mariz, da UFCG.

Ontem, Conrado perguntou ao presidente Inácio Teixeira, quem iria para a audiência com o reitor.

- Eu, Paulo Sérgio, Raul e Carlos Batinga – respondeu Inácio.

- Eu também – completou Conrado.
[ ... ]

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sem reclamar


O deputado Carlos Batinga não tem o que reclamar. Conseguiu emplacar 20 atos de nomeação publicados no Diário Oficial desta semana. O último foi a nomeação do Gerente da Junta Médica da Superintendência de Saúde da região do Cariri, o médico Fernando Nunes.


Além disso, nesta segunda-feira, Batinga se reúne pela manhã com o reitor da UFCG, Thompson Mariz, e à tarde com governador José Maranhão acompanhando do prefeito de Sumé, Francisco Neto, seu principal aliado no Cariri.


Melhor não pode ficar!
[ ... ]

Perícia Médica

A Perícia Médica da Quinta Região, tem novo comando.

Pelo Ato Governamental nº 7.715, o governador José Maranhão nomeou o médico ANTONIO FERNANDO NUNES VASCONCELOS para ocupar o cargo de provimento em comissão de Gerente Regional de Perícia Médica da Quinta Região, da Secretaria de Estado da Administração.

E pelo Ato Governamental nº 7.716 foi nomeada pelo governador IEDA MARIA DE FREITAS para ocupar o cargo de provimento em comissão de Secretário da Gerência Regional de Perícia Médica da Quinta Região,

Os atos estão publicados no Diário Oficial desta sexta-feira, 14.
[ ... ]

Audiência com o reitor


O presidente da Câmara Municipal de Monteiro, Inácio Teixeira de Carvalho, informou que está confirmada a audiência com o reitor da UFCG, Thompson Mariz.

Será na segunda-feira, 17, pela manhã. Os vereadores estarão acompanhando o deputado Carlos Batinga.

Na pauta, o pedido de implantação dos cursos de Direito e de Música.

[ ... ]

Comunicação e cultura


O nosso blog já havia antecipado e foi confirmado. O secretário Edcarlos Farias passa a acumular a Secretaria de Cultura e a Coordenação de Comunicação na Prefeitura de Monteiro.

As mudanças já começam no programa radiofônico institucional do município.

Para acompanhar mais de perto o que acontece no governo, Edcarlos montou a tenda no centro nervoso da administração, o 1º andar do prédio do Banco do Brasil.

No prédio onde funcionava a Secretaria, o teatrólogo Marcos Freitas deverá ficar, inclusive montando um espaço de exposição das artes locais.
[ ... ]

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Dentro de casa


Um eleitor apaixonado de Carlos Batinga resmungava ontem, na esquina do Banco do Brasil, em Monteiro.

- Estão inventando que os seguidores de Carlos Batinga alardeiam um distanciamento do vice-prefeito, Dr. Eugênio, com a prefeita, Doutora Edna – dizia o batingueiro, completando:

- Quem anda se queixando do Dr. Eugênio estar escanteado no governo, são os próprios eleitores que votaram nele e na prefeita. O queixume é dentro de casa, Carlos Batinga não tem nada a ver com isso...
[ ... ]

Povos do Cariri


O Cariri estará em festa, por ocasião do lançamento do ENCONTRO DOS POVOS DO CARIRI, no próximo dia 19, na cidade Mãe do Território - São João do Cariri.

Segundo Rosa Correia, da equipe de coordenação, a presença dos formadores de opinião é de suma importância para a consolidação desse trabalho que vem sendo tocado dentro do Pacto Novo Cariri.

O Encontro dos Povos do Cariri estará acontecendo em outubro na cidade de Monteiro.
[ ... ]

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mudança no espaço físico da cultura em Monteiro.


A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Monteiro não funciona mais no espaço próprio, no prédio ao lado dos Correios.

Informações dão conta de que a Secretaria teria sido transferida para o 1º andar do prédio onde já funcionam duas secretarias: Finanças e Administração (prédio em cujo térreo funciona o Banco do Brasil).

Não houve divulgação oficial, mas existem rumores de que a mudança teria ocorrido para que o secretário Edcarlos Farias possa acumular as atividades da cultura e a coordenação da área de comunicação do governo municipal.
[ ... ]

Assistência Social em Taperoá


Cerca de 80 pessoas participaram no último sábado, 08, da 3ª Conferência Municipal de Assistência Social promovida pela Prefeitura de Taperoá através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a secretaria do Bem Estar Social.

O prefeito Deoclécio Moura foi uma das presenças do evento que contou também com as participações de autoridades religiosas e políticas, Sindicatos, Associações, e moradores da cidade. O tema abordado na terceira edição da Conferência foi “Participação e Controle Social no SUAS” exposto para platéia que se acomodou no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UFPb Virtual), localizada no bairro Alto da Conceição.
[ ... ]

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Matando saudades


O ex-vereador e ex-diretor de Serviços Urbanos, Francisco Piúta, esteve ontem pela manhã na Câmara de Vereadores de Monteiro e conversou longamente conosco, na presença dos vereadores Raul Formiga e Paulo Sérgio.

Piúta garantiu que pretende voltar ao legislativo monteirense e que será candidato em 2012.

“Vou entrar de novo na guerra, pra vencer. Já estou me preparando e não estarei para brincadeira”, disse o ex-vereador, olhando firme para Raul.

Piúta disse ainda que está muito arrependido de não ter sido candidato e elogiou muito a ex-prefeita Lourdinha Aragão.

“Doutora Lourdinha foi muito boa para mim e para o povo, trabalhou muito. Eu dei uma bobeira não ter ficado com ela e não ter sido candidato à reeleição” falou Piúta, enquanto Paulo Sérgio e Raul Formiga ouviam tudo.
[ ... ]

Com Batinga


O vereador Raul Formiga (PMDB) está cada vez mais afinado politicamente com o deputado Carlos Batinga (PSB).

Nesta terça-feira, 11, o vereador e o deputado estarão juntos, em João Pessoa, encaminhando pleitos da comunidade monteirense.

[ ... ]

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Ricardo apoia Couto na eleição interna do PT


O deputado federal Luiz Couto reuniu no sábado (8) no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, coordenadores das várias regiões do Estado que apoiam a sua reeleição para presidente do PT. Cerca de 70 lideranças, entre membros de diretórios, vice-prefeitos, vereadores e a prefeita de Pombal, Polyana Feitosa, compareceram ao encontro.

Luiz Couto disse estar satisfeito com os apoios e confiante na sua vitória no PED (Processo de Eleição Direta) que acontece no dia 22 de novembro. Para ele, este é o único caminho para viabilizar e consolidar a aliança para a construção de um projeto de desenvolvimento diferenciado para a Paraíba.
[ ... ]

domingo, 9 de agosto de 2009

Gripe suína

Saúde confirma a segunda morte de paciente com gripe suína na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou a segunda morte de paciente com o vírus H1N1, na Paraíba. Um professor de 35 anos, residente no município de Cabedelo, que estava internado em um hospital particular da Capital desde o domingo passado (dia 2), foi a óbito por volta das 22h do último sábado. Além de ter sido infectado por influenza A-H1N1, o paciente estava com suspeita de pneumonia fúngica, que se for confirmada, teria sido um fator de agravamento da doença.

Segundo o último balanço da Gerência de Vigilância em Saúde do Estado, desde o surgimento da nova gripe, foram notificados 45 casos suspeitos na Paraíba, sendo que 10 foram confirmados (com dois óbitos), 21 descartados e 14 estão sendo investigados.

O secretário estadual da Saúde, José Maria de França, a equipe de técnicos da Vigilância e a médica infectologista que acompanhou o professor, Joana D’Arc Frade, vão esclarecer os detalhes sobre essa morte durante entrevista coletiva à imprensa, às 10h desta segunda-feira (10), na Secretaria de Estado da Saúde (SES), na Avenida Dom Pedro II, Torre, na Capital.
[ ... ]

sábado, 8 de agosto de 2009

País tem café em excesso e governo apoiará retirada


Ta explicado porque a Rede Globo, no último Globo Repórter, propagou tão bem os efeitos positivos do café.

O Brasil está com excesso de café no mercado. Essa é a conclusão clara, verificada pelo governo, afirma o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Para evitar que isso afete ainda mais os produtores, Stephanes diz que é preciso retirar do mercado 10 milhões de sacas de 60 quilos do produto neste ano e no próximo.

Deverão ser investidos na operação cerca de R$ 1 bilhão, dos quais R$ 300 milhões vêm dos recursos que serão disponibilizados para apoio à comercialização (R$ 1,6 bilhão) e o restante de outras fontes.

Cerca de 3 milhões de sacas, do total anunciado hoje pelo ministro, já foram operacionalizados pelo governo, principalmente por leilões de contratos de opção de venda.
[ ... ]

Vice de Campina


O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), admitiu na sexta-feira (7), em entrevista concedida à Rádio Campina FM e à Rede Paraíba Sat, admitiu pela primeira vez a possibilidade de vir a compor a chapa do PMDB como candidato a vice-governador em 2010 ou ao Senado Federal.

Na mesma oportunidade, ouvido, o governador José Maranhão fez questão de dizer que não abria mão do que considera ser um "direito" seu, o de concorrer à reeleição. Segundo Veneziano, seu futuro político vai depender de uma pesquisa de opinião que deve ser realizada no mês que vem, em Campina Grande.

Para o prefeito, seria uma "elevada honra" compor a chapa majoritária do PMDB como candidato ao Senado ou a vice governador, embora seu projeto preferencial é disputar o Governo.
[ ... ]

Mandando Brasa


Um programa bem movimentado, com informações políticas e reportagens de rua, deverá ser levado ao ar brevemente, numa das emissoras de rádio de Monteiro.

O programa promete muita movimentação.
A informação foi colhida junto ao gabinete do deputado Carlos Batinga e o programa poderá ter estreia na segunda quinzena de agosto.
[ ... ]

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Retratando a corrupção


Couto afirma: corrupção é o ralo por onde é desviado o dinheiro público

O deputado Luiz Couto (PT-PB), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), disse na quinta-feira (6), em Brasília, que a corrupção é o grande ralo por onde o dinheiro público é desviado e está presente, segundo ele, em pagamento de propina, extorsão e no “famoso jeitinho para descumprir a lei”.

Luiz Couto informou que há uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de sua autoria considerada constitucional que combate essa prática, e que está emperrada porque até a presente data alguns partidos não indicaram seus representantes para a Comissão Especial.

Segundo Couto, a PEC cria varas especializadas na Justiça Estadual para julgar ações de improbidade e de crimes de corrupção. “Na realidade, o que acontece? As pessoas cometem crime e ficam na fila esperando o julgamento”, constatou.

“Espero que a Comissão Especial seja instalada para que possamos analisar seu mérito, votá-lo e aprová-lo. O Conselho Nacional de Justiça é favorável a que votemos essa matéria de extrema importância para o combate à corrupção”, completou.
[ ... ]

Tirando a dúvida


Nem vermelho, nem amarelo. Não existe mais dúvida.

Na noite da quinta-feira, 6, o próprio vereador Juraci Conrado me disse que NÃO PROCEDE qualquer informação divulgada de que ele iria repensar o apoio a Ricardo Coutinho para o Governo do Estado.

“Estou com Ricardo e não abro, assim como estou com Cássio para senador. O resto é invenção”, me disse Conrado na presença de vários vereadores, no gabinete do presidente Inácio Teixeira de Carvalho, antes da reunião da Câmara Municipal.
[ ... ]

Interrogação humana

Recebemos do estimado Alberto Quintans, para quem "A ÉTICA, JAMAIS DEVERÁ SAIR DE VOGA", esse texto belíssimo de Luiz Fernando Veríssimo:


QUEM SOU EU ???


Nesta altura da vida já não sei mais quem sou... Vejam só que dilema!!!
Na ficha da loja sou CLIENTE, no restaurante FREGUÊS, quando alugo uma casa INQUILINO, na condução PASSAGEIRO, nos correios REMETENTE, no supermercado CONSUMIDOR. Se estou dirigindo sou MOTORISTA , Para a Receita Federal CONTRIBUINTE, se vendo algo importado CONTRABANDISTA. Se revendo algo MUAMBEIRO, se o carnê tá com o prazo vencido INADIMPLENTE, se não pago imposto SONEGADOR. Para votar ELEITOR, mas em comícios MASSA, em viagens TURISTA, na rua caminhando PEDESTRE, se sou atropelado ACIDENTADO, no hospital PACIENTE. Nos jornais viro VÍTIMA, se compro um livro LEITOR, se ouço rádio OUVINTE. Para o Ibope ESPECTADOR, para apresentador de televisão TELESPECTADOR, no campo de futebol TORCEDOR. Se sou botafoguense, SOFREDOR. Agora, já virei GALERA. E quando morrer... uns dirão... FINADO, outros .... DEFUNTO, para outros ... EXTINTO, para o povão ... PRESUNTO. Em certos círculos espiritualistas serei ... DESENCARNADO, evangélicos dirão que fui ...ARREBATADO.

E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL !!! E pensar que um dia já fui mais EU.

por Luiz Fernando Veríssimo.


[ ... ]

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Com quem será...


Nesse moído da pré-campanha para o governo da Paraíba, o disse-me-disse já está começando a virar samba do crioulo doido.

Há poucos dias, foi divulgado que o vereador Juraci Conrado havia dito que poderia rever o seu anunciado apoio a Ricardo Coutinho, se o ex-governador Cássio vestisse a camisa da candidatura de Cícero Lucena.

Com base nessa informação, postei um comentário sobre o assunto.

Pra minha surpresa, vem o meu amigo Jota Júnior dizendo no seu blog que Conrado teria concedido entrevista à Rádio Santa Maria, desmentindo tudo e reafirmando que continua com Ricardo. Segundo Jota Júnior, Conrado teria dito mais: “Se Cícero não quiser perder feio, deve também apoiar Ricardo”

Dois “moideiros` que leram as declarações divergentes, lembraram daquela musiquinha que a gente ouvia muito nos saudosos tempos de infância:

Com quem será,
Com quem será,
Com quem será
Que Conrado vai casar (votar) ...


Vai depender
Vai depender
Vai depender
Do seu chefe (Cássio) querer....
[ ... ]

Monteiro perde Euvaldo Brito

A cidade de Monteiro perdeu na noite de ontem um dos seus mais brilhantes advogados.

Euvaldo da Silva Brito faleceu por volta das 19h30 na cidade do Recife, capital pernambucana, onde residia.

Euvaldo da Silva Brito era filho do ex-prefeito Alexandre (Elvira) da Silva Brito. Foi diretor do extinto DATM – Departamento de Assistência Técnica aos Municípios e deputado estadual na Paraíba.

A sua última participação direta na disputa política em Monteiro foi na campanha de 1988, quando foi companheiro de chapa de Nilo Feitosa, como candidato a vice-prefeito. Naquele ano, foi eleito prefeito o médico Francisco Nóbrega (Dr.Chico), já falecido.

Além de político, Euvaldo Brito teve brilhante atuação como advogado, principalmente quando atuava no Tribunal do Júri.

O seu sepultamento deverá ocorrer nesta quinta-feira (6), cm homenagens da municipalidade.
[ ... ]

Cultura Nordestina na Prata


Recebemos do vereador e poeta Felisardo Moura um honroso convite para o I FESTIVAL NORDESTINO DE CULTURA, que transcrevemos:

Caro poeta Simão, estou enviando-lhe a programação de um festival de cultura que faremos em nossa cidade, gostaria que se possível vc fizesse divulgação e viesse ao nosso evento, afinal um valor do seu nível não pode deixar de beber na cacimba poética que DEUS lhe abasteceu tão fartamente.

Um forte abraço!

FELISARDO MOURA.

Se o Poder Superior nos permitir, estaremos lá.
[ ... ]

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Caso Guilherme Almeida


Pedido de justa causa para Guilherme Almeida deixar o PSB será votado dia 17

O processo referente ao pedido de justa causa, feito pelo deputado Guilherme Almeida (PSB) à Justiça Eleitoral, para deixar o partido sem prejuízo do mandato, só terá desfecho a partir do dia 17.

Na tarde desta terça-feira (4), véspera de um feriado - aniversário de João Pessoa -, o procurador eleitoral, Wertton Magalhães, comunicou ao relator do processo, Nilo Ramalho, vice-presidente do TRE, que apresentará o seu parecer sobre o caso de forma oral e, portanto, durante a sessão de votação da matéria.

O procurador eleitoral Wertton Magalhães tinha até o dia 24 de julho para emitir um parecer solicitado do relator da matéria, o desembargador Nilo Ramalho. Como não cumpriu o prazo, o processo vai naturalmente a plenário e lá receberá parecer oral do Ministério Público Eleitoral.

Na mesma sessão, após ouvir o parecer oral do procurador, o relator da matéria dará o seu voto.
[ ... ]

Faculdade de Direito em Monteiro


Na hora oportuna, o deputado Carlos Batinga empunhou a bandeira de luta pela implantação dos cursos de Direito e de Música em Monteiro, através da UFCG. O parlamentar está intercedendo junto ao reitor Thompson Mariz, pedindo a instalação dos cursos em Monteiro, ainda na administração de Thompson à frente da universidade.

O reitor já sinalizou favoravelmente à idéia e falou isso durante discurso na instalação da sede do Campus do Cariri, em Sumé.

Se já existe, tecnicamente, a sinalização favorável da reitoria da UFCG, nada melhor para consolidar o projeto do que a luta no campo político, pois todos sabem que, no momento decisivo, pesará a decisão política do governo federal, através do Ministério da Educação e do Presidente Lula.

Ninguém melhor do que Batinga para levantar essa bandeira, contando logicamente com o apoio das demais lideranças da região e da comunidade caririzeira, que será a grande beneficiada.
Carlos Batinga tem visão de desenvolvimento, é deputado do PSB que é da base do governo Lula, circula muito bem nos gabinetes de Brasília.

Se existe a simpatia do reitor, a necessidade e a potencialidade da região e uma bandeira de luta nas mãos de quem sabe onde buscar as coisas, temos tudo para, num futuro bem próximo, termos em Monteiro, além da UEPB, UVA, FAPTEC e IFPB, uma Faculdade de Direito e um curso superior de música através da UFCG.
[ ... ]

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Quem manda é o chefe


O recuo do vereador monteirense Juraci Conrado (PTB) sobre o anunciado apoio à candidatura de Ricardo Coutinho ao governo da Paraíba, é uma demonstração clara de que essa será a posição da quase totalidade dos cassistas que, sem vislumbrarem um candidatura própria no grupo, alimentavam um hipotético acordo com o dirigente socialista e prefeito da capital.

O nome de Ricardo Coutinho vinha sendo alimentado por absoluta falta de um nome de peso no grupo cassista, capaz de desbancar a candidatura de Zé Maranhão.

Sentindo o crescimento de uma simpatia a Coutinho dentro dos amarelinhos, o senador Cícero Lucena agiu rápido e colocou o bloco na rua, reanimando aliados de Cássio.

Conrado já deu o mote: se Cássio apoiar Cícero, o voto para Ricardo Coutinho já era.

Alguém duvida do apoio assista ao senador tucano?
[ ... ]

A decisão de Coutinho precisa ser calculada


Com o senador Cícero Lucena sendo praticamente definido como candidato cassista, Ricardo Coutinho terá que fazer uma opção decisiva para o seu futuro político.

1ª hipótese: Se recompõe com Maranhão e trabalha para uma composição PMDB/PT/PSB. Assim, Coutinho poderia indicar o vice do PSB. O PT indicaria Luiz Couto para o Senado. Com o grupo unido e uma vitória, Coutinho concluiria o mandato como prefeito de João Pessoa e seria o candidato a governador em 2014, quando o governo paraibano poderia estar sob o comando do PSB, já que o vice poderia assumir com o afastamento de Maranhão para disputar novamente o Senado (em 2014, Maranhão não poderia ser novamente candidato a governador).

2ª hipótese: Renuncia à Prefeitura de João Pessoa e mantém uma candidatura em faixa própria. Vai disputar com Maranhão no governo e Cícero Lucena como candidato de Serra e de Cássio. Se perder, nem prefeito e nem governador.

3ª hipótese: Permanece como prefeito e nem apóia Maranhão e nem Cícero. Em 2014, sem mandato, não terá respaldo nem de Maranhão e nem de Cássio para ser candidato a governador.

Resta lembrar que, se Cícero ganhar a eleição estadual de 2010, será candidato natural à reeleição em 2014.

A única hipótese lógica de Ricardo Coutinho ser candidato a governador em 2014, com respaldo, será se em 2010 permanecer a aliança PMDB/PT/PSB.
[ ... ]

Contra a gripe suína


A Secretaria de Saúde da Paraíba vai promover mais um ciclo de palestras com médicos do interior do Estado, esta semana, para discutir o manejo e identificação de pessoas com doença respiratória aguda grave e que tenham fatores de risco (crianças menores de 2 anos, idosos com mais de 60, pessoas com doenças crônicas, obesos, imunodeprimidos, grávidas e outros).

Ainda esta semana, a SES manterá contato com os hospitais regionais de Sousa, Guarabira, Monteiro, Patos e Cajazeiras, para discutir a possibilidade de referenciá-los para o tratamento de doentes. Atualmente, a Paraíba conta com dois hospitais de referência (os HUs de João Pessoa e Campina Grande), além de leitos de suporte em hospitais públicos e privados da Capital e de Campina.
[ ... ]

Confirmando a realidade

A respeito de reportagem que fizemos sobre as dificuldades para um sonhado e ilusório retorno da Socremo ao futebol profissional da Paraíba, recebemos do mano Vimário Simões, professor da UFCG e raposeiro juramentado, o lúcido comentário:

Mano Simorion, estou de acordo com suas palavras, fazer futebol neste estado não é fácil. Tenho acompanhado a trajetória do Campinense Clube nos últimos 5 anos, 4 com membro do conselho deliberativo e sei das dificuldades, acho que um investimento deste porte (R$ 700 mil) e mais salutar que fizéssemos uma grande reforma no Estádio Feitosão e promover o futebol de nossa região (amador). Um abraço. Vimário Simões
[ ... ]

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Almoço Empresarial

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande promove nesta terça-feira, dia 4 de agosto o Almoço Empresarial. O tema deste mês será a palestra “Código do Consumidor: Saiba quando seus clientes realmente têm razão”, com a coordenadora do PROCON de Campina Grande, Glauce Jacome.

Ela falará sobre como é possível prevenir acidentes de consumo, evitar problemas com recebimento de cheques e cartões de crédito, prazos para troca de produtos, abordagem do cliente sob suspeita de furto, prazo para entrega de mercadorias não cumprido, emissão de nota fiscal, exposição de preços de produtos na vitrine e estudo de casos.

Segundo Tito Motta, presidente da CDL Campina Grande, o objetivo da entidade é trazer para os lojistas informações que possam melhorar as relações de consumo, evitando que, por desconhecimento da legislação o empresário cometa erros que podem resultar em prejuízos para sua empresa. “Recebemos a solicitação de que deveríamos promover uma palestra sobre código do consumidor. A verdade é que muita gente desconhece os direitos que os lojistas têm. Essa será uma oportunidade para esclarecer dúvidas.”, afirmou Motta.

Logo após a palestra haverá um almoço, que será servido aos convidados. Para se inscrever ligue para 83 3182.5000.
[ ... ]

domingo, 2 de agosto de 2009

Socremo: sonho quase impossível


O futebol paraibano é uma farra muito cara.

Temos acompanhado o sonho fantasioso de alguns, delirando uma possível volta da Socremo – Sociedade Cultural e Recreativa Monteirense ao futebol profissional paraibano.

Enquanto conseguiu existir, a equipe do gavião do Cariri proporcionou grandes alegrias aos desportistas da região, arrancando memoráveis vitórias diante dos chamados “grandes” do futebol tabajarino. Chegou a disputar o título de campeão do 1º turno com o Botafogo de João Pessoa, em pleno Feitosão, na época em que o time da capital tinha Geovane (ex-Vasco) e outros craques.

A Socremo revelou bons nomes e exportou valores para estados com grande potencial no futebol, a exemplo de Chã e Balu para o futebol paulista e Juninho Petrolina para o Sport do Recife e depois Atlético Mineiro. Consagrou o atacante Gilson Jacaré como artilheiro do Campeonato Paraibano, marcando 23 gols.

As domingueiras no Feitosão, na época de ouro da Socremo, foram maravilhosas.

Mas o sonho durou pouco, porque fazer futebol profissional na Paraíba é muito difícil, praticamente impossível. Temos acompanhado o purgatório vivido pelos times de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, onde as condições são infinitamente superiores a Monteiro. Se os times das grandes cidades do Estado vivem atolados em dificuldades, imaginem como estaria o tricolor monteirense.

No entusiasmo e na vontade, muita gente pensa que é fácil voltar a Socremo. E, aparentemente, poderia até ser. O difícil seria a manutenção, porque na Paraíba não existem patrocinadores para o futebol. Os times são dirigidos por abnegados que, mendigando apoios, muitas vezes sacrificam suas próprias finanças.

Enquanto no futebol paulista, por exemplo, a FPF trabalha o marketing do campeonato estadual e, ao final da competição concede um prêmio valioso em dinheiro ao clube campeão, no futebol paraibano a coisa é totalmente diferente.

Aqui, pra começar, se a Socremo quiser voltar vai ter que pagar uma taxa de retorno (que não é pequena). Só na inscrição e transferência de atletas, se gasta uma fortuna. E as taxas de arbitragem, na maioria das vezes, são mais altas que a renda do jogo.

Repito: fazer futebol profissional na Paraíba é uma aventura muito cara.

Lembremos o exemplo recente do Atlético de Cajazeiras, cujos atletas na véspera de um jogo informaram que só entrariam em campo se os salários fossem atualizados. E, mesmo conquistando o direito de participar do Campeonato Brasileiro da Série D, um time duma região forte economicamente como o Sertão, não teve condições de participar e cedeu vaga para o Treze. E olha que o Galo da Borborema também enfrenta dificuldades, tendo até mesmo suas rendas bloqueadas para pagamento de dívidas.

Sem qualquer pretensão de desestimular possíveis sonhadores, lembramos que no governo de Carlos Batinga a Socremo recebia da Prefeitura de Monteiro uma ajuda mensal de 20 salários mínimos (R$ 3 mil, na época em que o mínimo era R$ 150), além do ônibus abastecido para as viagens. A Câmara Municipal (na época o legislativo podia aplicar recursos em apoio a entidades) apoiava com 10 salários mínimos por mês. E a Rádio Cidade (Grupo Batinga Chaves), patrocinava o material esportivo.

Isto, numa época em que o futebol paraibano estava embalado e não havia a concorrência forte da televisão, com jogos ao vivo no mesmo horário. E nem as opções de lazer na zona rural, com música ao vivo, churrascos e outros atrativos. E ainda se conseguia montar um time relativamente barato.

Seria muito bom se pudéssemos voltar o tempo e ver de novo as cores da bandeira monteirense representadas por um time com Célio, Silvano, Balu, João Carlos e Rostand; Zé Orlando, Janilson, Walter Sanharó e Juninho Petrolina; Gilson Jacaré e Chã.

Sonhar é bom, mas alguns sonhos custam caro. A preço de hoje, acreditamos que para formar um bom time e disputar bem o Campeonato Paraibano e outras competições regionais, a Socremo teria um custo mensal em torno de R$ 70 mil, aí incluindo-se salário de 25 atletas a uma média de R$ 1.300,00 – 2 salários mínimos e meio - mais os encargos sociais, salário da comissão técnica (treinador, preparador físico, médico, massagista), despesas com alojamento e concentração, hospedagem e alimentação, viagens, despesas administrativas e material.

Numa temporada de 10 meses (janeiro a outubro), seria um custo total de R$ 700 mil no ano.

Para a iniciativa privada, um empreendimento de alto risco. Para um patrocínio do poder público, tudo depende de prioridades de investimento, avaliando-se o retorno político. Mais do que isso foi o custo do São João 2009 em Monteiro (12 dias), para o qual só o governo federal liberou R$ 750 mil. Quer dizer, com custo menor se faria a alegria dos desportistas durante o ano inteiro.

Isto significa que pensar em manter uma equipe de Monteiro no futebol paraibano depende, como sempre dependeu do apoio oficial. É a necessidade do verdadeiro time chapa branca.

Pensar na volta da Socremo é muito bom. Ter Monteiro de volta à elite do futebol paraibano é emocionante. Estar na mídia esportiva diariamente é excelente. Antes, porém, é bom conversar com quem já enfrentou a barra de administrar Botafogo, Treze, Campinense, Nacional e Sport de Patos, Sousa, Guarabira, Atlético de Cajazeiras e o próprio gavião do Cariri.

Afinal de contas, a rapadura é doce, mas não é mole.
[ ... ]