quarta-feira, 3 de junho de 2009

Caruaru exige forró autêntico


Reportagem do portal Caruaru Notícias dá uma dimensão exata do compromisso da cidade e do seu povo com a identidade cultural nordestina:

São João de Caruaru veta bandas provocantes

A tradicional festa de São João de Caruaru (PE) está operando uma verdadeira limpeza moral na sua agenda de shows. Na edição deste ano, foram excluídas todas as bandas consideradas apelativas, com músicas de conteúdo sexual e figurinos provocantes.

De 20 grupos que se apresentaram no ano passado na categoria "forró estilizado", apenas quatro passaram pelo crivo da comissão organizadora de 2009. Mesmo assim, as bandas aceitas terão de fazer mudanças em seus repertórios para permanecerem na festa. "Se eles subirem ao palco com o mesmo trabalho de sempre, o show será cortado na hora", avisa Herlon Cavalcanti, da Secretaria de Ações Sociais da Cidade.

Ele alerta que a organização será impiedosa e praticará uma "ditadura cultural" para impedir que as insinuações sexuais voltem à festa. Cenas como a de um cantor que ficou apenas de cueca em uma edição passada, descrita por Cavalcanti, não acontecerão mais, segundo ele.

Os grupos Mastruz com Leite, Cavalo de Pau, Magníficos e Limão com Mel devem ir a Caruaru sob condição de reverem seus shows. Nomes de compositores como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Ari Lobo estão sendo sugeridos aos artistas pelos responsáveis do São João. Além disso, as bandas devem repensar os figurinos e as danças a serem mostradas.
.

0 comentários: