sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Resgatando o repente


Louvável e merecedora de aplausos a decisão anunciada pelo Secretário de Cultura de Monteiro, Edcarlos Farias, de retomar a realização do Festival de Violeiros.

Tive a felicidade de realizar e coordenar 25 festivais em Monteiro, desde 1981, sempre com a presença dos maiores nomes da poesia popular.

Durante 25 anos em que organizamos o Festival de violeiros em Monteiro, sempre tivemos o apoio da Prefeitura, por intermédio dos prefeitos Antônio de Sousa Nunes, Dr. Chico, Carlos Batinga e Doutora Lourdinha.

Dos 25 festivais, participaram, entre outros, os consagrados: Ivanildo Vilanova, Oliveira de Panelas, João Paraibano, Sebastião Dias, Os Nonatos (quando eram violeiros), Louro Branco, Valdir Teles, João Furiba, Moacir Laurentino, Sebastião da Silva, Geraldo Amâncio e Severino Feitosa (foto).

O último festival realizado em Monteiro, o XXV Festival de Violeiros do Cariri Paraibano, aconteceu em 2 de setembro de 2006, no Arraial Zé Marcolino, encerrando o projeto Paraíba com Memória, homenageando Pinto do Monteiro. O evento por nós organizado, teve apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Monteiro, com ampla cobertura da TV Paraíba e do Jornal da Paraíba.

Que voltem os festivais, se possível melhores ainda que os 25 que já aconteceram.

0 comentários: