sábado, 17 de outubro de 2009

Os números do Ibope


Na edição deste domingo, o Jornal da Paraíba divulga que, faltando um ano para as próximas eleições, a primeira pesquisa de opinião Ibope da corrida eleitoral para governador nas eleições 2010 mostra um empate técnico entre os pré-candidatos Ricardo Coutinho (PSB) que teve 38% e José Maranhão (PMDB), com 37%. Cícero Lucena (PSDB) aparece em terceiro, com 14%.

A pesquisa, contratada pelo Jornal da Paraíba, teve ainda 7% de votos branco/nulo e 5% disseram não saber ainda em quem votar. A coleta de dados aconteceu entre 8 e 11 de outubro deste ano e contou com a entrevista de 812 pessoas. A margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação à Possibilidade de segundo turno, a pesquisa mostra que caso a decisão vá para um segundo turno entre Ricardo e Maranhão, Coutinho venceria com 47% das opções de voto e José Maranhão teria 41%.

Se os candidatos no segundo turno fossem José Maranhão e Cícero Lucena, o peemedebista venceria com 49% dos votos e o tucano teria 34%.

Para quem analisar os números sob a ótica da razão, é perceptível que o tempo trama a favor de Maranhão. Hoje, Coutinho estaria no pique e não tem mais para onde crescer, além de ter que afastar-se da prefeitura da capital no final de março. Pode até cair, principalmente se os cassistas não assumirem apoiar a sua candidatura e fortalecerem a candidatura de Cícero.

E Maranhão, que está com apenas 8 meses do seu atual governo, ainda tem um ano para trabalhar e colher o resultado do canteiro de obras que está implantando.

Quando a oposição afirma que o governo está inerte e, na corrida sucessória, faltando um ano, o governador está empatado oom o principal concorrente, no qual a oposição está mais investindo, imaginem quando o governo estiver funcionando em sua plenitude.

0 comentários: