terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Falando de Natal

Neste tempo natalino, em meio a tantos contrastes e desigualdades, deixamos para reflexão o belíssimo trabalho do poeta pernambucano Dedé Monteiro, MEU PAPAI NOEL DE CASA

Os sinos tocam contentes
Aí Papai Noel sai
Distribuindo presentes
Como se fosse outro pai.
Durante essa missão sua
Sobe rua, desce rua
Sobe morro, morro desce,
Palmilha todo terreno
Só meu casebre pequeno
Papai Noel não conhece.


É porque eu não conheço
Onde Papai Noel mora
Senão o meu endereço
Eu ia enviar-lhe agora
Escrevia um bilhetinho
Contando bem direitinho
Onde fica meu chalé.
Se dizem que ele adivinha
Porque só minha casinha
Ele não sabe onde é?


Quer saber o que se dava
Se papai fosse um ricaço?
Papai Noel não errava
As grades do meu terraço.
Rondava a casa por fora
Entrava fora de hora
Pela chaminé descia
E em silêncio, sorrindo,
Deixava um presente lindo
Pegava o saco e saia.


Chaminé muito enfeitada
Minha palhoça não tem
Mas duma lata amassada
Papai fez uma também.
Mas se o senhor entender
Que ela não vai lhe caber
Eu deixo aberta a janela
E se o senhor se cansar
E achar que não deve entrar
Jogue o presente por ela.


Reclamando desse jeito
Posso até estar errado
Pois meu mucambo foi feito
Num lugar muito atrasado.
Será que ele não passa
Porque não tem luz nem praça
Nem parque de diversão?
Esse Papai Noel nobre
Não liga menino pobre
Que vive de pé no chão.


Meu papai que é mais humano
Este ano me falou
Se Deus quiser para o ano
Seu presente eu mesmo dou.
Papai é homem de fato
Não é papai de boato
Como esse Noel que atrasa
Meu papai é tão fiel
Que não há Papai Noel
Como esse que tenho em casa.


Boas Festas

Registramos com satisfação o recebimento das mensagens natalinas de Romualdo Mayer, Assis Quintans, Trócolli Júnior, Dr. Valério Vasconcelos, Álvaro Neto, Dra. Lourdinha Aragão, Carlos Batinga, Ferraz Júnior, Sebrae/PB, Banco do Nordeste, Inácio Loinha (São Paulo), Aldomário Rodrigues, Holdair Martins, Ivaldo Gomes e TV Itararé.

A todos os amigos e leitores, os nossos votos de um Natal com muita paz e saúde.

0 comentários: