terça-feira, 30 de dezembro de 2008

É bom esclarecer


Algumas pessoas menos avisadas tem feito críticas sobre o Abatedouro de Caprinos e Ovinos do Cariri, localizado em Monteiro.

Alguém chegou a dizer que “ninguém sabe onde foi aplicado tanto dinheiro, mais de 1 milhão de reais”.

A obra foi construída pelo Governo do Estado com recursos do Pronaf e foi concluída agora, mas ainda não foi inaugurada e entregue ao CIAGRO – Consórcio Intermunicipal de Agropecuária, que é formado por 7 municípios.

Antes de criticar é importante que se busquem maiores informações sobre o projeto, para não atingir o alvo errado ou até mesmo dar um tiro no pé.

É preciso entender também que o Abatedouro foi construído em Monteiro mas não pertence à Prefeitura de Monteiro. Quando em funcionamento, deverá ter a gestão de um Consórcio formado por vários municípios.
[ ... ]

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Lavagem do Bom Fim

Em clima de descontração, servidoras do município lavam a varanda do Gabinete da Prefeita na manhã desta segunda-feira, 29.

Tudo limpo e cheiroso para receber a equipe do novo governo. As chaves do gabinete já serão entregues nesta terça, 30, para a decoração.
[ ... ]

sábado, 27 de dezembro de 2008

Na confraternização


O vigário de Sumé, Padre Haroldo, foi presença significativa no almoço de confraternização da Cariri Web, na Fazenda Varzinha, às margens do Açude do Cordeiro, no Congo.
[ ... ]

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Jogo indefinido


Está embaralhado o jogo que definirá a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Monteiro, cuja eleição ocorrerá em 1º de janeiro.

A situação tem 5 vereadores: Bero, Toinho de Nequinho, Inácio Gabriel, Lito Campos e Juraci Conrado. Desses, 3 são candidatos a presidente.

A oposição tem 4 vereadores: Christianne Leal, Bião Nunes, Raul Formiga e Paulo Sérgio. O grupo não tem número suficiente para eleger o presidente em faixa própria, mas se continuar unido com os 4 nomes votando em bloco, poderá decidir a eleição em torno de algum “rebelde” que aparecer.

E esse "rebelde" parece que está prestes a aparecer. A coluna tomou conhecimento de que, em recente reunião do grupo governista, o vereador Inácio Gabriel, de forma destemida, teria dito:

- Tenho duas noivas. A minha preferência é casar com a noiva de vocês, desde que eu seja o presidente. Mas se vocês não quiserem casar comigo, tem quem me queira no outro lado.

O recado de Inácio deixa claro que, caso ele não tenha apoio do seu próprio bloco, poderá fazer composição com os 4 da oposição e conquistar a presidência, formando uma mesa eclética.

Por outro lado, o vereador Juraci Conrado não desiste da luta. Ele admite que teria 3 votos entre os 5 do seu grupo e poderia conquistar 2 votos na oposição, formando também uma mesa eclética.

Pelo andar da carruagem, o moído será grande nesses poucos dias que faltam para a posse.

Com experiência própria de quem já foi eleito para presidir a Câmara de Monteiro por duas vezes, ambas por unanimidade, posso assegurar: ganhará a parada quem tiver melhor articulação, humildade e conquistar dos colegas a confiança de que honrará os compromissos assumidos.

É mais fácil obter 1.000 votos para conquistar o diploma de vereador do que garantir 4 votos para dirigir o poder legislativo.


Agradecendo


Novas mensagens natalinas chegam à nossa caixa, de pessoas amigas como Sevy Falcão e Iraná, César Alexandre e Joelma Vieira.

Retribuimos e agradecemos.
[ ... ]

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Falando de Natal

Neste tempo natalino, em meio a tantos contrastes e desigualdades, deixamos para reflexão o belíssimo trabalho do poeta pernambucano Dedé Monteiro, MEU PAPAI NOEL DE CASA

Os sinos tocam contentes
Aí Papai Noel sai
Distribuindo presentes
Como se fosse outro pai.
Durante essa missão sua
Sobe rua, desce rua
Sobe morro, morro desce,
Palmilha todo terreno
Só meu casebre pequeno
Papai Noel não conhece.


É porque eu não conheço
Onde Papai Noel mora
Senão o meu endereço
Eu ia enviar-lhe agora
Escrevia um bilhetinho
Contando bem direitinho
Onde fica meu chalé.
Se dizem que ele adivinha
Porque só minha casinha
Ele não sabe onde é?


Quer saber o que se dava
Se papai fosse um ricaço?
Papai Noel não errava
As grades do meu terraço.
Rondava a casa por fora
Entrava fora de hora
Pela chaminé descia
E em silêncio, sorrindo,
Deixava um presente lindo
Pegava o saco e saia.


Chaminé muito enfeitada
Minha palhoça não tem
Mas duma lata amassada
Papai fez uma também.
Mas se o senhor entender
Que ela não vai lhe caber
Eu deixo aberta a janela
E se o senhor se cansar
E achar que não deve entrar
Jogue o presente por ela.


Reclamando desse jeito
Posso até estar errado
Pois meu mucambo foi feito
Num lugar muito atrasado.
Será que ele não passa
Porque não tem luz nem praça
Nem parque de diversão?
Esse Papai Noel nobre
Não liga menino pobre
Que vive de pé no chão.


Meu papai que é mais humano
Este ano me falou
Se Deus quiser para o ano
Seu presente eu mesmo dou.
Papai é homem de fato
Não é papai de boato
Como esse Noel que atrasa
Meu papai é tão fiel
Que não há Papai Noel
Como esse que tenho em casa.


Boas Festas

Registramos com satisfação o recebimento das mensagens natalinas de Romualdo Mayer, Assis Quintans, Trócolli Júnior, Dr. Valério Vasconcelos, Álvaro Neto, Dra. Lourdinha Aragão, Carlos Batinga, Ferraz Júnior, Sebrae/PB, Banco do Nordeste, Inácio Loinha (São Paulo), Aldomário Rodrigues, Holdair Martins, Ivaldo Gomes e TV Itararé.

A todos os amigos e leitores, os nossos votos de um Natal com muita paz e saúde.
[ ... ]

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Confirmados


Todos os ocupantes da equipe de transição indicada pela nova administração de Monteiro que participaram da reunião com as duas prefeitas, a que sai e a que entra, foram confirmados como auxiliares a partir de 1º de janeiro.

Alguns como secretários, outros como coordenadores.

A única diferença nas equipes (foto) é que no grupo de Doutora Lourdinha estava o vice-prefeito César Júnior. Na equipe de Edna, não estava o vice-prefeito Eugênio Henrique.
[ ... ]

domingo, 21 de dezembro de 2008

Prêmio compartilhado


Na noite da sexta-feira, 19, recebemos das mãos do Diretor-Presidente da Rádio Cidade, em Sumé, Beto Batinga, a homenagem ao portal Tribuna do Cariri, entre os Melhores do Ano 2008 no Cariri.

Desejamos dividir a homenagem com toda a equipe que, durante o nosso primeiro ano de existência, contribuiu de forma decisiva para o sucesso do nosso trabalho, registrando mais de 500 mil visitas.

O portal de notícias Tribuna do Cariri está entre os Melhores do Ano, graças ao trabalho e apoio de gente como:

Web master - GuZ
Direção - Rosimere Merice Matos
Fotografias - Airton Lima Filho e Rodrigo Leal
Photoshop - Simere Sabrina
Suporte de internet – Cariri Web / LBC Net
Colunistas - Sevy Falcão, Ary Prata, Sérgio Bezerra, Paulo Vianna, Valério Vasconcelos, Ivaldo Gomes, Eduardo Viana, Pedro Severino, Ruy Formiga, Jota Júnior, Edvaldo Reis e Jacquelline Oliveira.

Premiação recebida. Responsabilidade aumentada.
[ ... ]

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A charge da semana


O pedido de vistas do Ministro Arnaldo Versiani na sessão da última quarta-feira (17), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), adiando o julgamento dos embargos de declaração contra decisão que cassou mandato do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), virou motivo de charge do artista paraibano Régis Soares.

Desta vez, o chargista Régis Soares ilustrou em seu painel instalado rua Barão de Passagem, no bairro da Torre, em João Pessoa, o desenho de uma mulher grávida prestes a dar a luz, mas o médico não encontra solução para retirar o “menino”, representado por uma caricatura do governador do estado.

Régis Soares tem 48 anos e há 25 trabalha com charges. Na rua, ele começou a expor as charges há exatos 23 anos.

Toda semana Régis procura um tema de grande repercussão para expor de forma crítica e irreverente a charge. A maioria dos trabalhos do artista repercute temas relacionados à política, seja local ou nacional.

Para muitos admiradores de Régis, as charges são vistas como protesto das pessoas que "não têm voz" na sociedade.

Quatro livros já foram publicados com as charges de Régis Soares, que também já foi tema de três trabalhos de mestrado, dois de doutorado e cinco de graduação.

Além dos painéis na Torre, o chargista faz exposições com freqüência em shoppings, faculdades e escolas. Ele também já fez apresentações em outros estados, onde as charges foram muito bem recebidas.


Fonte: ClickPB
[ ... ]

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Balde de gelo


O pedido de vistas apresentado pelo ministro Arnaldo Versiani na sessão de julgamento dos embargos apresentados pelo governador Cássio Cunha Lima, levando o julgamento final para 2009, representou um balde de gelo na cabeça dos maranhistas que sonhavam passar as festas de fim de ano como governo.

O governador ganha sobrevida, demonstra forte poder de luta e se credencia para tentar reverter o quadro, já que o pedido de vistas de Arnaldo Versiani teve o voto favorável de mais 3 ministros. Isto quer dizer que os 4 ministros favoráveis ao pedido de vistas desejam analisar com mais profundidade os embargos. Em cabeça de juiz, tudo pode passar e o direito não é uma ciência exata.

Em Monteiro, a prefeita eleita Edna Henrique fica mais à vontade para anunciar a sua equipe. As festas de diplomação e posse, com certeza, serão bem animadas.

A política é, realmente, dinâmica.
[ ... ]

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Dr. Chico: 15 anos de saudade


No dia 4 de dezembro de 1993, Monteiro perdia o jovem médico e líder político, Dr Francisco de Assis Neves Nóbrega.

Carismático, se vivo estivesse seria sem dúvida uma das grandes lideranças do Cariri.

Para homenageá-lo, no mês em que reverenciamos 15 anos de sua ausência material, buscamos no nosso Baú de Recordações o documento fotográfico que registra a sua alegre presença em um jantar promovido pelo Rotary Club de Monteiro.

Na foto: Efraim Morais, Dr. Chico, este colunista e Paulo da Farmácia.


Disse o poeta pernambucano Dimas Batista:


"Passa tudo. Na vida, tudo passa,

Mas nem tudo que passa a gente esquece"
[ ... ]

domingo, 14 de dezembro de 2008

Confraternização da AMCAP


O prefeito de Gurjão, José Carlos Vidal, reuniu prefeitos e lideranças políticas do Cariri e do Agreste na quinta-feira (11) em Campina Grande, na festa de confraternização da entidade municipalista que ele dirige.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arthur Cunha Lima, marcou presença.

O artista Sussa de Monteiro animou a festa foi muito aplaudido.
[ ... ]

sábado, 13 de dezembro de 2008

Cadeiras garantidas


Notícias veiculadas na imprensa da região dão conta de que a prefeita eleita de Monteiro, Edna Henrique, teria afirmado já estar com a lista dos seus secretários definida e que o anúncio poderá sair até a data da diplomação (18).

Ainda conforme as notícias, a prefeita teria afirmado que dos diversos nomes especulados até agora, somente 2 já estariam realmente convidados e confirmados. Os demais ainda estariam no campo das especulações.

Pela movimentação que temos acompanhado, arriscamos um palpite: Rosa Almeida (Educação) e Cajó Menezes (Administração) teriam cadeiras garantidas.
Alguém duvida?
[ ... ]

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Quando estuprador perdia os documentos


Esta, recebemos de Holdair Martins, monteirense radicado em Recife.


SENTENÇA JUDICIAL DE 1833. Como se tratava o estupro em 1833. Leia e veja porque havia menos estupros naquele tempo...

'Ipsis litteris, ipsis verbis' - TRATA-SE DE LINGUA PORTUGUESA ARCAICA

SENTENÇA JUDICIAL DATADA DE 1833 - PROVÍNCIA DE SERGIPE
PROVÍNCIA DE SERGIPE

O adjunto de promotor público, representando contra o cabra Manoel Duda, porque no dia 11 do mês de Nossa Senhora Sant'Ana quando a mulher do Xico Bento ia para a fonte, já perto dela, o supracitado cabra que estava de em uma moita de mato, sahiu della de supetão e fez proposta a dita mulher, por quem queria para coisa que não se pode trazer a lume, e como ella se recuzasse, o dito cabra abrafolou-se dela, deitou-a no chão, deixando as encomendas della de fora e ao Deus dará. Elle não conseguiu matrimonio porque ella gritou e veio em amparo della Nocreto Correia e Norberto Barbosa, que prenderam o cujo em flagrante. Dizem as leises que duas testemunhas que assistam a qualquer naufrágio do sucesso faz prova.


CONSIDERO:
QUE o cabra Manoel Duda agrediu a mulher de Xico Bento para conxambrar com ela e fazer chumbregâncias, coisas que só marido della competia conxambrar , porque casados pelo regime da Santa Igreja Cathólica Romana;

QUE o cabra Manoel Duda é um suplicante deboxado que nunca soube respeitar as famílias de suas vizinhas, tanto que quiz também fazer conxambranas com a Quitéria e Clarinha, moças donzellas;
QUE Manoel Duda é um sujeito perigoso e que não tiver uma cousa que atenue a perigança dele, amanhan está metendo medo até nos homens.
CONDENO:
O cabra Manoel Duda, pelo malifício que fez à mulher do Xico Bento, a ser CAPADO, capadura que deverá ser feita a MACETE. A execução desta peça deverá ser feita na cadeia desta Villa.


Nomeio carrasco o carcereiro.

Cumpra-se e apregue-se editais nos lugares públicos.

Manoel Fernandes dos Santos Juiz de Direito da Vila de Porto da Folha Sergipe, 15 de Outubro de 1833.

Fonte: Instituto Histórico de Alagoas
[ ... ]

Transição em Monteiro continua


A prefeita Lourdinha Aragão afirmou que a transição entre o atual e o futuro governo continua sendo feita normalmente, inclusive com os membros indicados pela prefeita eleita Edna Henrique visitando semanalmente as secretarias e colhendo informações.

“Talvez alguém esteja confundindo transição com posse. A fase atual é de fornecimento de informações, conhecimento da estrutura administrativa, levantamento de bens, dentro de um cronograma E isto está acontecendo normalmente, até uma reunião nós já tivemos com a futura prefeita. A posse da nova equipe no comando da administração, isto sim, dar-se-á no dia 1º de janeiro. Até o dia 31, estamos cumprindo um mandato que nos foi concedido pelo povo” comentou Doutora Lourdinha.

Concluindo, disse Doutora Lourdinha: “Hoje mesmo (quarta-feira,10) recebi o presidente da Câmara, vereador Givalbério Ferreira, já definindo com ele a reserva do Clube Municipal para a solenidade de posse”.
[ ... ]

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Pensando na frente


Muita gente demonstrou surpresa com o pronunciamento do vereador eleito Juraci Conrado em admitir, ele próprio, a sua candidatura a deputado estadual em 2010, fazendo dobradinha com João Henrique.

Eu, particularmente, não me surpreendi. Não pela candidatura em si, mas pelo que pode acontecer em torno dela, ou até mesmo em torno da sua possibilidade.

Negócio é o seguinte. Monteiro tem o maior eleitorado do Cariri, hoje são mais de 22 mil eleitores e, em 2010 a cidade terá mais de 23 mil eleitores. Com base na abstenção e votos nulos e brancos das últimas eleições, em 2010 poderão ser contabilizados 16 mil votos para deputado estadual em Monteiro. E os números de 2006 servem para reflexão: em torno de 3 mil votos para os deputados que o povo considera “de fora” (Quintans, Trocolli Júnior e os do pinga-pinga), ficando 13 mil votos para serem divididos entre os deputados “da terra”. Em 2006, foram 6.300 votos para Batinga e 5.800 para João Henrique.

A lógica de Conrado deve ser a seguinte. Se o projeto de João Henrique para 2010 for mesmo para federal, alguém terá que ocupar o espaço de estadual, sob pena de uma boa parte migrar naturalmente para Batinga.

Como candidato a deputado estadual, Conrado poderia abiscoitar uma considerável votação que manteria o seu nome em evidência para 2012, para disputar novamente a vereança ou alçar novos vôos.

Para Conrado, tudo bem. E para João Henrique? Não tendo Monteiro, seu principal reduto, como instrumento de permuta, o parlamentar certamente teria algumas dificuldades para fazer composições com deputados estaduais em municípios que poderiam contribuir com as suas pretensões.

Por enquanto é muito cedo para avaliações mais profundas. Até porque, para Conrado ainda existe muito caminho para percorrer.

De uma coisa o povo pode ter certeza. Mesmo estando ainda no começo da caminhada, ele já tomou gosto pela atividade.




[ ... ]

Pedindo proteção


Pela movimentação dos últimos dias na política monteirense, ninguém se surpreenda se o vereador Inácio Gabriel for escolhido, realmente, presidente da Câmara de Monteiro, em 1º de janeiro.

Ex-aliado do deputado Carlos Batinga e ainda com fortes laços de amizade com o parlamentar pessebista, Inácio só não será presidente se não quiser votar nele próprio, pois os 4 vereadores “batinguistas” votariam nele, segundo as especulações.

Um informante de plantão jura de mãos juntas que, no domingo (7) à noite, durante a novena de Zé Mansinho, Batinga estava rezando bem baixinho aos pés da santa e dizendo: “Minha Nossa Senhora, proteja para que o presidente da Câmara seja Raul. Mas se a senhora achar muito difícil, ajeite pra ser Inácio mesmo”.


Outro informante garante que, nesta segunda-feira pela manhã, quando Inácio soube do pedido de Batinga à santa, abriu um sorriso e disse: "os santos sempre gostam de atender esses pedidos mais simples..."
[ ... ]

domingo, 7 de dezembro de 2008

Dois consolos


Para flamenguistas e vascaínos o domingo (07) foi de tristeza.

O rubro-negro, ao longo do Brasileirão pediu para não ficar entre os 4 melhores colocados e acabou perdendo a vaga na Libertadores. Acabou como 5º colocado. Como consolo, a permanência na Série A, a melhor colocação entre os clubes cariocas na competição e a vaga na Sul-Americana. É pouco, mas ainda dá pra gozar dos vascaínos.

Para os vascaínos, o domingo foi realmente macabro. O time perdeu em casa para o Vitória da Bahia e foi rebaixado para a Série B.

Como consolo, a possibilidade de vir jogar em Campina Grande contra o Campinense, um dos representantes nordestinos na Série B em 2009.

E o cartola Roberto Dinamite precisa formar um bom time para não dar vexame e perder no Amigão pra Raposa da Borborema.
[ ... ]

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Pós Graduação em Monteiro


Com pouco mais de 2 anos de funcionamento, o Campus VI da UEPB dá mostras de que veio para ficar.

Na quinta-feira (04) a Reitora Marlene Alves visitou a sede do Campus Poeta Pinto do Monteiro, onde presidiu a reunião do CONSUNI – Conselho Universitário da UEPB.

Recebeu da prefeita Lourdinha Aragão (foto) a cessão de um novo espaço físico para ampliação do Campus e confirmou o Curso de Pós Graduação com Especialização em Educação Matemática.

Com as novas turmas, em 2009 o Campus de Monteiro deverá ter mais de 1.000 alunos na graduação em Letras, Matemática e Ciências Contábeis.
[ ... ]

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Sigam o exemplo


Tomamos conhecimento de que, recentemente, os ânimos estiveram exaltados entre alguns “vermelhinhos” e “amarelinhos” em Monteiro.

Historicamente as rixas de campanha em Monteiro deixam de existir logo após s eleições, mas parece que este ano as coisas mudaram. Talvez seja a disputa jurídico-política no Estado que esteja causando esses reflexos negativos.

O bom senso orienta aos mais exaltados no sentido de que não vale a pena essas querelas serem transformadas em questões pessoais, até porque entre as comandantes e os comandantes da ”guerra” o clima é de disputa, mas respeitoso.

Quem teve a oportunidade de presenciar uma reunião entre Lourdinha Aragão e Edna Henrique, assistiu a uma verdadeira aula de educação política. Na Assembléia Legislativa, os deputados Carlos Batinga (PSB) e João Henrique (DEM) divergem nas idéias, mas se cumprimentam e se respeitam.

Se no topo da pirâmide o relacionamento é diplomático, porque na base o ambiente é de guerrilha?

Não se estraga uma amizade por questão política, principalmente se essa amizade é verdadeira.
[ ... ]