sábado, 28 de fevereiro de 2009

Romaria

O deputado Carlos Batinga chegou a Monteiro na sexta-feira (27) à noite e aconteceu uma verdadeira romaria. Dezenas de pessoas se acotovelaram em frente à sua residência, para cumprimentá-lo. Atendeu amigos e correligionários até a madrugada.

No sábado, dia da feira, nem se fala.

Se, como deputado de oposição, os fiéis já lhe procuravam, imagine agora, como deputado do governo.


O vocabulário de Rui Barbosa


Mais uma boa, envida por Holdair Martins, embaixador monteirense na Veneza Brasileira:


O erudito e o ladrão!

Eu levo ou deixo - Rui Barbosa

Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro
com seus amados patos, disse-lhe: - Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por
necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à qüinquagésima potência que o vulgo denomina nada.

E o ladrão, confuso, diz: - ' Dotô, eu levo ou deixo os pato?'



[ ... ]

Colírio aniversaria


O monteirense Nilson de Freitas Pires (Colírio) radicado em São Bernardo do Campo (SP) está comemorando mais um aniversário neste sábado, 28.

Com certeza estará recebendo muitas felicitações dos amigos.

Leitor assíduo do nosso blog e do portal http://www.tribunadocariri.com/, Colírio acompanha o dia-a-dia da política local.

Em e-mail que nos mandou recentemente, comentando as mudanças que estão ocorrendo no governo da Paraíba, Colírio comentou: ”Espero ver o amigo por muito tempo dando as notícias de nossa terrinha! Agora o Ex-Ministro acabou e sepultou de uma vez por toda, as chances de recurso do Ex-Governador Cássio. Espero que algo melhore para todos vocês por ai, gosto da concorrência. É igual o amigo fala, a nossa vida é uma roda gigante mesmo!”
[ ... ]

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carnaval de Camalaú é sucesso mais uma vez


O carnaval de Camalaú está consolidado como um dos maiores eventos do interior paraibano.

A cada ano o fluxo é maior, as atrações são mais fortes.

Este ano, mais uma vez, a colônia monteirense “invadiu” o Balneário Municipal.

O fotógrafo Airton Lima Filho e o radialista Edvaldo Reis posaram ao lado do prefeito Aristeu Chaves, empolgados com o sucesso do evento.
[ ... ]

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Volta por cima


Massacrada e incompreendida, enfrentando uma oposição radical e sistemática, mesmo tendo realizado um governo profícuo de grandes resultados, a ex-prefeita de Monteiro, Doutora Lourdinha, deverá dar a volta por cima e ocupar destacada função no governo Maranhão.

Ela já teria sido convidada pelo governador e o ato poderá sair a qualquer momento.

Uma grande conquista para Monteiro e um reconhecimento ao trabalho dessa brava mulher.


No comando do hospital


A vereadora Christianne Leal deverá ser mesmo a Diretora Geral do Hospital Regional Santa Filomena.

Ela terá reunião nesta quinta-feira, 26, com o Secretário José Maria de França, deputado Carlos Batinga e Doutora Lourdinha.

Quem conhece Christianne Leal, sabe que ela deverá fazer um grande trabalho no hospital, com grandes mudanças e melhoria nos serviços.
[ ... ]

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Vau da Sarapalha em Monteiro

A temporada teatral 2009 em Monteiro deverá ser aberta em grande estilo, segundo informação de Raniel Quintans, diretor da Fábrica de Artes dos Cariris.

No dia 20 de março (sexta), na área de vivência do Campus VI da UEPB, o Grupo Piollin traz de volta a Monteiro o espetáculo A Gaivota.

E no dia 21 de março (sábado), no Teatro Jansen Filho, também numa montagem do Grupo Piollin, o consagrado espetáculo Vau da Sarapalha.

O espetáculo é baseado no conto Sarapalha, de Guimarães Rosa, com adaptação, cenário e direção do global Luiz Carlos Vasconcelos.
[ ... ]

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Confete: pedacinho colorido de saudade


Nos tempos em que os nossos ouvidos eram brindados com músicas de sensibilidade, bem diferntes da "baianada" de hoje, queremos relembrar as matinês do Clube Municipal de Monteiro.

Na foto (1984) o colunista com os filhos Simoion Júnior e Flaviano.

Saudade gostosa!!!



Leitor qualificado


Entre os milhares de leitores que, diariameente, acessam o nosso blog e o portal Tribuna do Cariri, um é o advogado monteirense Dr. Chico Torres.


Dele recebemos, na segunda-feira de carnaval, este e-mail:


"Quero parabenizar o amigo Simorion Matos, pelo resgate da história dos velhos carnavais em Monteiro, e essas criaturas maravilhosas que nos deixaram um legado de saudades e admiração, como exemplo as fotos de Veinho, Ferreirinha, é como se tivéssemos vivendo aqueles momentos mágicos e fascinantes de nossa infância e juventude, isso nos rejuvenesce para amar ainda mais nossa terrinha, e nunca esquecer pessoas que só traziam para seus amigos felicidades. Citar nomes agora é ter saudades demais. Continue, Simorion, você além de ser o decano da informação, também foi parte viva e participativa desses momentos, obrigado pela iniciativa, um abraço. Dr. Chico Torres"
[ ... ]

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Ajuste na máquina


O deputado Carlos Batinga (PSB), majoritário do governo no Cariri, confirmou ontem que na sexta-feira, 27, estará em Monteiro.

Deverá reunir-se com aliados para definir os ajustes que serão feitos na máquina administrativa estadual. O foco principal deverá ser o Hospital Santa Filomena e as gerências regionais de Saúde e Educação.

O parlamentar demonstrou também uma preocupação especial com a segurança pública.

Pelo que sentimos na conversa do deputado, também na estrutura estadual Monteiro quer mudanças.
E parece que serão profundas.
[ ... ]

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Decisão acertada

Embora para alguns possa parecer autoritária, a decisão da prefeita Edna Henrique em determinar que os auxiliares de primeiro e segundo escalão do governo municipal evitassem viajar no Carnaval, permanecendo em Monteiro prestigiando os festejos da cidade, nos pareceu uma decisão acertada.

O bom exemplo tem que partir de casa e, se a própria prefeita decidiu ficar prestigiando o carnaval de Monteiro, merece ter o apoio da sua equipe.

Um governo precisa ser, antes de tudo, solidário.



Dura lição

A mudança no governo estadual abre uma boa oportunidade para uma reflexão por parte de algumas pessoas que ainda não se acostumaram com o vai-e-vem do poder.

Em Monteiro já tinha gente que, mandando no Estado e na Prefeitura, caminhava a um palmo acima do chão, sentindo-se no direito de considerar-se como ser superior.

Vai ter que baixar a bola.
[ ... ]

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Baile à fantasia





Nos memoráveis bailes carnavalescos de Monteiro, uma figura marcava presença destacada.

Veinho, sobrinho do poeta Pinto do Monteiro, fantasiado de índio.
No salão do Clube Municipal, Doutor Vevé e Valdemar Belchior marcando o passo.


A canoa virou

O vereador Bião Nunes sairá com o seu bloco Só Folia. O tema deste ano é A canoa virou.

Bião é maranhista de carteirinha e, coincidentemente, escolheu o tema depois que houve a mudança de governo na Paraíba.

Diz ele que foi apenas uma coincidência...
[ ... ]

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Nos bons tempos do carnaval


Já que em Monteiro voltam a acontecer os bailes carnavalescos do Clube Municipal, o que merece todo aplauso, fomos buscar no Baú de Recordações do nosso arquivo pessoal, alguns documentos históricos em fotografia dos velhos e animados carnavais de Monteiro.

Ferreirinha, com sua “cabeleira”, era presença irreverente no Reinado de Momo.
[ ... ]

Câmara atuante


A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Monteiro, tendo à frente o presidente Inácio Teixeira de Carvalho, está dando um show.

Os trabalhos legislativos têm sido bem movimentados, com o povo enchendo o auditório para acompanhar as reuniões.

No plenário, muita movimentação, com vários requerimentos e projetos. E na tribuna os debates são fortes, mas em clima de respeito e cordialidade.

A renovação no legislativo monteirense está dando bons resultados.
[ ... ]

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Maranhão em céu de brigadeiro

Celso de Mello anuncia despacho sobre recurso da Assembléia Legislativa e indefere suspensão da posse de Maranhão

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, acaba de anunciar sua decisão sobre pedido de liminar com suspensão da posse do governador José Maranhão em que indefere a ação interposta no STF mandando arquivar o referido pedido.

Para o ministro, a medida se apresentou sem fundamento por afetar a súmula 634, na qual traduz que não compete ao Supremo Tribunal Federal conceder a medida suspensiva, em caráter extraordinário, uma vez que não foi objeto de admissibilidade de origem, no TSE.

Com o arquivamento da ação, o governador Maranhão segue no poder sem nenhum problema.

O Secretário Chefe da Casa Civil, José Ricardo Porto, disse que a decisão era esperada.
[ ... ]

Batinga em festa

Partidários e amigos do deputado Carlos Batinga (PSB) já estão em ritmo de mobilização para uma calorosa recepção que será feita ao deputado majoritário do governo no Cariri.

Por telefone, o deputado disse ao colunista na noite da quinta-feira (18), logo após a posse do governador José Maranhão, que são grandes os desafios do novo governo, principalmente em relação à saúde e segurança pública.

Batinga disse que um dos maiores desafios será retomar as obras do Hospital Regional Santa Filomena.



Aniversário

A ex-prefeita de Monteiro, Lourdinha Aragão, está comemorando nesta quinta-feira, 19, mais um aniversário.

De presente, teve as suas contas aprovadas pela Tribunal de Contas e a posse do governador José Maranhão.


Saúde


O novo secretário de Saúde da Paraíba, José Maria de França, é bastante identificado com o Cariri e, particularmente, com Monteiro.

É amigo das ex-prefeitas Lourdinha Aragão (Monteiro) e Niedja Rodrigues (Sumé) e da vereadora Christianne Leal.

Uma boa notícia para a área de saúde na região.
[ ... ]

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Quintans desmente


O deputado Assis Quintans telefonou de Brasília na tarde desta quarta-feira, 18, desmentindo notícia publicada em setores da imprensa de que ele teria feito compromisso de apoio ao governador José Maranhão.

Segundo Quintans, ele não toma posições isoladas, pois pertence a um partido, o Democratas, e seguirá a orientação partidária.
[ ... ]

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Bolo dividido


O comentário em Monteiro, após a confirmação da cassação de Cássio pelo TSE, era um só.

A balança do poder em Monteiro, ficará novamente equilibrada entre os deputados.

Até o final de 2008, Batinga tinha Doutora Lourdinha como prefeita, enquanto João Henrique comandava as ações do Estado.

De repente, a partir de janeiro de 2009, João Henrique ficou com tudo: Estado e Prefeitura. Estava, como dizem na gíria, de melé solto.

Agora, a balança fica no meio novamente, só que em posições invertidas.

João Henrique com a Prefeitura e Batinga com o Estado.



Carnaval em Sertânia


O dinâmico radialista Júlio César confirma a programação do Carnaval de Sertânia, um dos mais animados da região:

Sexta - Dia 20
Spok Frevo
Desfile do Bode da Madrugada

Sábado - Dia 21
Orquestra 100% Mulher
Marreta You Planeta
Banda 40 Graus

Domingo - Dia 22
Banda 40 Graus
Asas da América

Segunda - Dia 23
Patusco
Ala Ursa

Terça - Dia 24
Balé Popular do Recife
Nonô Germano
D`Breck
[ ... ]

Terça-feira de fogo

Nesta terça-feira, 17, a Paraíba inteira respira política, acompanhando o que acontece em Brasília.

O julgamento do caso FAC toma a atenção dos paraibanos e, como em qualquer jogo, os dois lados acreditam em vitória.

A guerra jurídica poderá virar uma guerra de cores e a decisão do TSE poderá colorir as ruas de vermelho ou amarelo.


Unanimidade

Pelo menos em um aspecto as lideranças de governo e oposição em Monteiro, estão unidas.

Todos os requerimentos votados na reunião da sexta-feira passada (13)`foram aprovados por unanimidade.
[ ... ]

domingo, 15 de fevereiro de 2009

O carnaval de Monteiro


Antes de tudo, desejo dizer que irei passar o carnaval em Monteiro. Não vou para a praia. Como moro a apenas 100 metros do Arraial Zé Marcolino, prefiro ficar aqui, na expectativa do que a propaganda oficial está anunciando no rádio e nos carros de som como “o maior carnaval de todos os tempos”.

Durante alguns anos, na qualidade de então Secretário de Comunicação, Turismo e Eventos e diretor de rádio, tentei estimular o carnaval monteirense. Sempre tivemos dificuldades, em primeiro lugar por não existirem na cidade blocos carnavalescos que animam e empolgam a participação popular. Carnaval é festa de grupos, e se não existem blocos, fica meio sem animação. Em Sertânia, por exemplo (a 25 quilômetros de Monteiro), o carnaval é muito bom porque existem vários blocos que o animam. Só o Bloco do Agá tem mais de 1.000 integrantes. Agora, tem o Bode da Madrugada, o que já é uma motivação. Em Camalaú, o balneário público atrai gente de todo lugar. Por isso, Sertânia e Camalaú realizam animados carnavais.

Nos últimos anos, sob a coordenação do então secretário Rivelino Rafael, a Prefeitura tentou mais uma vez estimular o monteirense a ficar na terrinha. E, se muitos preferiam viajar, a municipalidade ofereceu uma opção a quem ficou. O Carnaval de 2008 foi animado pela Orquestra Monteirense de Frevos e o cantor Niedson Nill, no Arraial Zé Marcolino. Durante 3 noites o arraial (foto) esteve cheio e animado, à noite. A iniciativa privada investiu em Neno com Vereda Tropical no Parque do Velho Inácio, durante o dia.

Mas a imagem que muitos criaram do evento foi a pior possível, divulgando claramente que o carnaval de Monteiro tinha se acabado. É como se, no passado tivéssemos uma Marquês do Sapucaí e hoje existisse apenas uma rua deserta.

Sinceramente, o Carnaval 2008 não foi muito diferente do que tem sido nas duas últimas décadas. Em Monteiro, desde que me entendo de gente (e já passa de meio século), Carnaval mesmo só nos áureos tempos do Clube Municipal, com os bailes carnavalescos que reuniam as famílias em grupos animados durante 4 bailes noturnos e duas matinês. O carnaval de clube em Monteiro era realmente muito bom, mas o de rua sempre foi resumido porque, repito, não existiam blocos. O público do Clube Municipal está hoje formado por sessentões como eu, que já não têm tanto gás para 4 dias de folia. E os jovens preferem as praias e os axés.

Por muita gente preferir viajar e passar o carnaval fora, criou-se a imagem de que em Monteiro o carnaval acabou e só não é mais forte porque a Prefeitura não investia.

Agora em 2009, a Prefeitura em nova gestão promete “o maior carnaval de todos os tempos”. Logo ao assumiram o governo, os atuais dirigentes da área cultural e de eventos nos estimularam a ficar, dizendo que “nos últimos anos acabaram o carnaval de Monteiro mas vamos resgatá-lo, realizando um grande evento, já a partir deste ano”.

Vou ficar pra ver, torcendo que realmente seja assim. Que as atrações sejam fortes, bem melhores do que as de 2008.

E que Monteiro tenha, realmente, em 2009, “o maior carnaval de todos os tempos”. Sendo assim, a cidade agradece. E o folião merece.
[ ... ]

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Cadeiras nos estádios paraibanos

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Ruy Carneiro, fará uma visita nesta segunda-feira (16), às 09h00, ao estádio José Américo de Almeida Filho (Almeidão). Na oportunidade será feito o detalhamento do projeto de instalação das cadeiras numeradas e da internet sem fio nas cabines de imprensa. A visita será aberta a imprensa.

Além das cerca de 50 mil cadeiras para o Almeidão e Ginásio O Ronaldão, na capital, e Amigão, em Campina Grande, os estádios receberão suportes em parte dos degraus, que formam as atuais arquibancadas, que elevarão o torcedor em 45 centímetros, dando conforto e mais visibilidade do campo.
[ ... ]

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Peixe para o povo em Sumé


A Prefeitura Municipal de Sumé, através da Secretaria de Ação Social, já iniciou a distribuição de peixes às comunidades carentes do município. Todas as terças e quintas-feiras, das 7h às 11h, estão sendo distribuídos 201 quilos de peixes aos moradores dos bairros do Alto Alegre e Alto da Mocidade, totalizando por semana 402 quilos de peixes e beneficiando diretamente cerca de 1.600 pessoas.

O Projeto é um Programa do Governo Federal e está sendo executado pela Secretaria de Ação Social do município. A Secretaria ao receber do Programa Bolsa Família os nome das pessoas que serão beneficiadas com a distribuição do peixe, realiza um levantamento junto aos Agentes Comunitários de Saúde para verificar se os beneficiados atendem aos critérios exigidos pelo Projeto.
[ ... ]

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O passarinho perneta


Essa foi enviada pelo mano Vimário Simões, professor da UFCG, que lhe foi repassada pelo outro mano Vicente Simões, o paraibano/piauiense mais boêmio do planeta.

Olimpio, filho de Abelardo do banco, estava em sua calçada numa das ruas tranqüilas de Monteiro. quando passou uma mulher oferecendo um passarinho para vender.

Então perguntou Olímpio: - Que passarinho é esse?
A mulher respondeu: - é um golinha.
- Quanto custa? - pergunta Olimpio.
- 10 reais - responde a mulher, acrescentando: - mas tem um problema.
- Qual? – indagou Olímpio.
- Ele só tem uma perna – disse a vendedora de passarinho.
Filho de poeta, Olimpio olha e responde:
- Eu vou ali para saber o preço de uma moleta, se compensar eu compro o passarinho.
[ ... ]

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Competência em dose dupla


O jovem médico Danilo Torres Matos, filho deste colunista com a médica Jeane Torres, mostra mais uma vez competência, agora em dose dupla.

Depois de ser aprovado para Residência Médica na UFPB João Pessoa, foi também aprovado, em primeiro lugar, para Residência Médica em Recife, capital pernambucana.


A família está super orgulhosa, com mil razões.
[ ... ]

Bolsa Atleta 2009 já iniciou inscrições

O Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes e Lazer (Sejel) alerta que já começaram as inscrições para o programa Bolsa Atleta 2009 e que o prazo termina no dia 20 de março. Os interessados em obter o patrocínio devem procurar a Sejel, que fica localizada na Avenida Epitácio Pessoa, na capital, antigo prédio do Paraiban, terceiro andar, sempre no horário da tarde, das 13h30 às 17h30, com exceção das sextas-feiras (das 8h00 às 11h30) quando o horário de funcionamento das repartições estaduais é pela manhã. Informações 3218-8742.

"É importante que os atletas não deixem para última hora, pois além da inscrição precisam providenciar logo a documentação, especialmente a comprovação de títulos junto às federações e confederações", alerta o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Ruy Carneiro.
[ ... ]

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Tabelinha Paraíba e Maranhão


É impressionante como a Paraíba inteira respira 24 horas por dia os ares de Brasília.

Nesta terça-feira, 10, a apreensão dos paraibanos era com o julgamento do caso do governador do Maranhão, no TSE.

Alguém poderia perguntar porque um Lago do Maranhão pode despertar tanto a atenção do povo paraibano.

É que muitos acreditam que o julgamento de um caso, poderá ter reflexo no outro. Quer dizer, se o TSE absolvesse o governador maranhense no dia 10, poderia também rever o caso Cássio no dia 17.

Com o adiamento do caso Lago para o dia 19, agora será a vez do povo maranhense aguardar com ansiedade o julgamento do processo paraibano, no dia 17.

Enquanto isso, aumenta o consumo de Lexotan. Na Paraíba e no Maranhão.
[ ... ]

Nilo em recuperação


O vereador Paulo Sérgio, de Monteiro, manteve na segunda-fera (9) à noite, contato telefônico com a esposa do ex-deputado Nilo Feitosa, senhora Rita Feitosa.

Segundo o vereador, as notícias em relação à recuperação de Nilo são bastante animadoras e ele já apresenta bons reflexos e sinais positivos de melhora.

A expectativa é de que nesta terça-feira ele já seja colocado em apartamento no Incor, em São Paulo, onde está recebendo tratamento médico.
[ ... ]

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Construção do Cefet


O professor João Batista de Oliveira, reitor do CEFET da Paraíba, confirmou que já foi concluído o processo de licitação para construção da Unidade do Cefet em Monteiro.

As obras deverão começar logo após o carnaval e a Uned de Monteiro será construída em terreno de 5 hectares doado pela Prefeitura.

O Cefet já realizou o Vestibular 2009 e as aulas deverão começar em agosto, em instalações provisórias até que as instalações próprias sejam concluídas.

Serão ministrados os cursos técnicos de nível médio de Informática e Gestão Escolar e o curso superior de Construção de Edifícios.
[ ... ]

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Bandeira branca


Na campanha municipal, um levantou a bandeira vermelha e o outro segurou a bandeira amarela.

Mas, pelo visto, durante a sessão da Câmara Municipal de Monteiro nesta sexta-feia, 6, o vereador Raul Formiga (PMDB) e o deputado João Henrique (DEM) parece que começaram a levantar a bandeira branca.
Monteiro é um bem maior, que supera as divergências políticas.


[ ... ]

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Estremecidos


Os Irmãos Conrado estão estremecidos politicamente.

As parabólicas do blog captaram que o vereador Juraci Conrado (PTB) estaria magoado politicamente com o seu irmão, ex-vereador Edvaldo Bezerra (PMDB).

Na recente campanha municipal estiveram alinhados, pois Edvaldo abriu mão da sua candidatura e apoiou o irmão Juraci. Votou em Doutora Lourdinha, mas para vereador fez campanha em prol do irmão.

Dizem os informantes de plantão que o clima entre eles não vinha recentemente muito bom, porque Edvaldo estaria fazendo críticas à prefeita Edna Henrique, de quem Conrado é aliado, sendo seu líder na Câmara Municipal.

Mas a bomba estourou mesmo esta semana quando, durante entrevista da ex-prefeita Lourdinha Aragão na Rádio Imprensa FM, Edvaldo Bezerra rasgou elogios a Doutora Lourdinha e Carlos Batinga e “baixou a lenha” no governo de Edna Henrique.

Conrado estourou e rompeu politicamente com o mano.

Pelo menos é o que dizem,na praça do moído.
[ ... ]

Primeiro teste

Nesta sexta-feira, 6, teremos o primeiro teste da convivência entre governo e oposição na Câmara Municipal de Monteiro.

Por acordo definido em reunião prévia, ficou acertado que na reunião de abertura do período legislativo usarão da palavra a prefeita Edna Henrique, o deputado João Henrique e os vereadores Juraci Conrado (governo) e Raul Formiga (oposição).

O presidente Inácio Teixeira e o 1º secretário Paulo Sérgio usarão o tempo regimental para os informes.

A expectativa maior é para os discursos da prefeita, de Conrado e de Raul.

Eles poderão mostrar se o tempo futuro será de guerra ou de paz.
[ ... ]

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Carnaval em Boqueirão


A gerente do Geor – Turismo Histórico e Cultural do Cariri, Rosa Correia, confirma que Boqueirão está na Mostra Cariri - Circuito Carvalesco e que, neste ano o setor público e privado estão empenhados em oferecer aos visitantes um carnaval alegre a cheio de magia.

Vale a pena conferir a programação.

O Carnaval de Boqueirão oferece excelente opção turística, às margens do Açude Epitácio Pessoa no Chique-Chique Hotel Fazenda.

O hotel dispõe de apartamentos confortáveis com ar condicionado ou ventilador, chuveiro quente, frigobar e uma rede na varanda defronte para o mar do Cariri "Açude Epitácio Pessoa".

Os contatos com a Família Chique-Chique (Lacir, Fabiana e Luíza Motta) poderão ser feitos pelo fone (83) 3391-1469/9316-2512 ou E-mail: hfchique@hotmail.com.
[ ... ]

Padres e pastores disputam no futebol


Enquanto as religiões dividem, o esporte junta as pessoas.

Uma partida curiosa vai movimentar a Arena Esportiva do Verão Total em João Pessoa na noite desta quinta-feira, 5. É que um time da Arquidiocese da Paraíba vai disputar um amistoso de futebol de areia com a equipe da Associação dos Pastores Evangélicos da Paraíba. O jogo entre padres e pastores será às 19 horas, com entrada gratuita.

Defendendo o time do clero, estão escalados os padres Pedro, André, Dorgival, Moacir, Hélio, Alberto, Ari e o Monsenhor Neuredo, ecônomo da Arquidiocese da Paraíba a responsável pela reunião da equipe. Completam a equipe católica alguns funcionários da Cúria Arquidiocesana, na reserva. O time que inicia a partida é composto apenas de padres.

A seleção dos pastores evangélicos foi escalada pelo pastor Márcio Melo, da Igreja Sara Nossa Terra, mas o time envolve religiosos de várias denominações. A convocação é a seguinte: Pastores Rubem, Josemar, Alexandre Mendonça, Dárcio, Augusto e Márcio Melo, além dos reservas Arlindo, Samuel, Clodoaldo e Robert.

Ambas as equipes levaram tão a sério o jogo de futebol de areia que realizaram treinos para “entrosar” os jogadores. “Vamos entrar em campo para ganhar”, prometeu o pastor Márcio Adriano Melo, acrescentando: “O importante é participar e ter espírito esportivo”.

De acordo com o Coordenador de Esportes do Verão Total, Giovanni Marques, a partida entre padres e pastores representa um momento de confraternização ecumênica: “Reunimos os representantes da Arquidiocese e da Associação dos Pastores, duas entidades beneficiadas com a doação de toneladas de alimentos arrecadados no evento,e eles concordaram em disputar esse amistoso, celebrando a solidariedade e a diversão que marcaram todo o Verão Total”, disse.

O Verão Total é um evento que oferece lazer, cultura, entretenimento e esporte gratuitos ao público paraibano. Começou no dia 15 de janeiro e se estende até 15 de fevereiro na praia do Cabo Branco, numa realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. A entrada para todos os ambientes é gratuita. Apenas na pista de patinação no gelo é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível que será encaminhado a entidades filantrópicas escolhidas pela Arquidiocese e pela Associação dos Pastores Evangélicos do Estado da Paraíba.
[ ... ]

Filme espírita

A Associação Espírita Seareiros do Bem, de Monteiro, estará promovendo nesta quarta-feira, 4, um momento de reencontros.

O evento estará acontecendo no Teatro Jansen Filho, com início às 20 horas e haverá exibição do filme Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito.

A entrada será franqueada ao público.
[ ... ]

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Em defesa do patrimônio histórico


Merece todo apoio e reconhecimento a bandeira levantada pelo escritor e historiador Pedro Nunes Filho em defesa da preservação do patrimônio histórico e arquitetônico de Monteiro.

Para que se tenha uma idéia do pouco valor que tem sido dado ao estudo da história monteirense, 99% da população não sabem afirmar, com precisão, o local onde foi erguida a casa de moradia do fundador da cidade, Manoel Monteiro.

Alguns prédios históricos têm sido demolidos, sem qualquer reação por parte da comunidade.

Os pernambucanos, como o autor do célebre “Guerreiro Togado” parecem demonstrar maior preocupação com a história da Princesa do Cariri do que os nativos.

Vale lembrar que uma cidade só será realmente cultural quando o seu povo valorizar e preservar a sua história e os seus monumentos.
[ ... ]

Novo mínimo garantido


O governador Cássio Cunha Lima (PSDB) confirmou, no programa de rádio Boa Tarde Paraíba que o governo do Estado pagará, já na folha do mês de fevereiro, o reajuste proposto pelo governo federal no salário mínimo de todos os servidores.

Cássio enfatizou que o governo da Paraíba quer ser o primeiro a anunciar a adesão

De acordo com o governo, a nova folha de pagamento do funcionalismo estadual não sofrerá grande impacto com o aumento de R$ 50,00 sobre o valor do salário mínimo. "O aumento atinge uma faixa muito pequena do funcionalismo já que a maioria tem salário superior", informa.

Cássio ressalta ainda que o estado tem fluxo de caixa suficiente para absorver esse impacto.

Ainda sábado, o secretário do governo, Jacy Toscano ressaltou que os efeitos do aumento do salário mínimo nos cofres do governo da Paraíba também vão ser minimizados em decorrência do equilíbrio financeiro que atravessa hoje o estado.
[ ... ]

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Palavra de amigo


Recebi no sábado (31) um e-mail do amigo e empresário Beto Batinga, proprietário da Rádio Cidade de Sumé, que transcrevo na íntegra:

Prezado Simorion Mattos, Conheço bem Assis Martins, tive a oportunidade de trabalhar com ele em duas campanhas memoráveis ( 2000 e 2004 ), principalmente a do ano 2000, onde o trio ( eu, o mestre Simorion e o guerreiro Assis ) coordenou a campanha de Carlos Batinga.

O quartel general era na casa e na papelaria de Assis, não vou esquecer nunca as estratégias do mestre Simorion e a bravura do guerreiro Assis Martins. Em time com Assis Martins jogando, leva-se duas vantagens: é um curinga, joga em todas as posições e a sua presença mete medo no adversário pela sua bravura, determinação e coragem.

Portanto, digo com toda franqueza, Assis Martins não é de fugir de uma batalha, a não ser que falte munição e soldados. É um guerreiro, e não um suicida.

Do amigo Beto Batinga



Comentando

As palavras do amigo Beto, em relação a mim, são muito generosas. Sou apenas um modesto soldado que veste e defende a farda do pelotão que faz parte e exatamente por isto tenho sido, muitas vezes, mal compreendido e injustamente rotulado.

Fiz parte, com muita honra, da equipe de Carlos Batinga em dois governos, ao lado de nomes respeitáveis como Telmano Japiassu, Romualdo Mayer, Lourdinha Aragão, Dr. Nilo Feitosa, Rubens Remígio, Assis Martins, Sady Japiassu e César Júnior. Deixei o grupo em 2002 para votar em Cássio Cunha Lima e Assis Quintans, repetindo a dose em 2006.

Em 2004, trabalhamos a formação de uma chapa de consenso que teria Lourdinha Aragão para prefeita e Raul Formiga para vice, o que ficou bem adiantado. Detonada essa chama por um grupo de vereadores que depois romperam com Batinga, levantei e articulei uma bandeira de oposição viabilizando a candidatura de João Henrique, na época um ilustre desconhecido. Ironicamente, naquele ano tive alguns entreveros (até na justiça) com o ex-colega Assis Martins, exatamente por eu defender o nome de João Henrique e Assis ser seguidor de Batinga (vejam quantas voltas dá a roda da política). Embora alguns partidários do hoje deputado João Henrique tenham, após as eleições, me elegido bode expiatório da campanha, a semente que ajudei a plantar em 2004 vingou tanto que já naquele ano João Henrique tido como "forasteiro" obteve 7.700 votos e, dois anos depois (2006) foi eleito deputado com quase 6 mil votos em Monteiro e, mais dois anos depois (2008), a sua esposa Edna conquistou a Prefeitura de Monteiro, com a adesão de inúmeras lideranças que em 2004 seguiam Batinga.


Vaidade

Diante dos fatos que os homens poderão até esquecer e subestimar mas a história terá sempre como registro, é para nós motivo de vaidade ter amigos do quilate de Beto Batinga.

O depoimento de Beto comprova que os fatos políticos passam, mas as verdadeiras amizades são eternas.
[ ... ]