quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Oposição que aprova projetos da prefeita


Concluído o ano de 2009, vale a pena uma rápida reflexão sobre o posicionamento da Câmara Municipal de Monteiro em relação à prefeita Edna Henrique.

Na tribuna do parlamento municipal e nas entrevistas, em alguns momentos a oposição fez duras críticas ao governo municipal. Denunciou, cobrou, exigiu.

Na votação dos projetos, porém, a bancada de oposição tirou a pele de lobo e vestiu a de cordeiro. Dos 24 projetos que a prefeita encaminhou em 2009, 22 foram aprovados integralmente e com os 5 votos da oposição. Os outros 2 também foram aprovados: um com emenda e outro, o da reforma administrativa, foi aprovado em forma de substitutivo.

Até um pedido de suplementação que a prefeita enviou no mês de julho, sem destinação definida, os 5 vereadores da oposição votaram a favor, enquanto o próprio líder da prefeita na época, Juraci Conrado, absteve-se de votar, porque não concordava com a matéria.

Já houve caso em que projeto encaminhado pelo Executivo chegou à Câmara na hora de começar a reunião. A Mesa Diretora recebeu a matéria e, com autorização do plenário, suspendeu a sessão para que as comissões dessem parecer, depois colocou a matéria na Ordem do Dia, sendo votada e aprovada por unanimidade na mesma reunião. E a Mesa Diretora é formada totalmente, por vereadores da oposição.

No recente episódio de tramitação do projeto da reforma administrativa, mesmo tomando a decisão de não aprovar todas as secretarias e todos os cargos propostos, 4 vereadores da oposição tentaram por inúmeras vezes uma reunião articulada pela liderança do governo com a própria prefeita ou com os secretários Cajó Menezes e José Bezerra. Era a tentativa de se encontrar um ponto de entendimento e chegou a ser ventilada, inclusive, a possibilidade de ser aprovada a criação de 60 dos 151 cargos propostos. As conversações não prosperaram.

Em todas as entrevistas que deu, a prefeita Edna Henrique destacou a necessidade da Secretaria de Planejamento. E foi atendida. Falou da importância da Secretaria de Esportes, e foi atendida.

Diante de tudo isso, ninguém em sã consciência pode dizer que a prefeita de Monteiro teve, em 2009, oposição radical na Câmara de Vereadores.

Discursos e falatórios inflamados aconteceram dos dois lados.

Porém, neste final de primeiro ano de mandato, a prefeita Edna Henrique poderia telefonar pra cada vereador da oposição e dizer que não concordava com algumas críticas que lhe foram feitas mas agradecia pelo apoio que o parlamento lhe deu durante o ano.

Afinal de contas, todo prefeito, principalmente aquele cuja bancada conta apenas 3 dos 9 vereadores, gostaria de ter uma oposição como Edna tem. Que critica e xinga mas vota a favor.

0 comentários: